MÉTODOS, TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA INOVAÇÃO: O USO DO BRAINSTORMING NO PROCESSO DE DESIGN CONTRIBUINDO PARA A INOVAÇÃO

Gustavo Tomaz Buchele, Pierry Teza, João Artur de Souza, Gertrudes Aparecida Dandolini

Resumo


A gestão da inovação é um termo que tem ganho cada vez mais notoriedade na literatura sobre gestão de organizações. A gestão de ideias, processo relevante ao Front End da Inovação é considerada o centro da gestão da inovação. Nessa fase, onde as ideias são mais fortemente evidenciadas, pode ser apoiada e estimulada por meio do uso de métodos, técnicas e ferramentas para inovação. O estudo aqui descrito tem o objetivo de apresentar um passo a passo de fácil compreensão, para realização do brainstorming, no contexto do design, contribuindo para a inovação, a partir de um levantamento bibliográfico. Como principais resultados, verificou-se diferentes aplicações para o brainstorming. Este é usado para gerar ideias em vários estágios do processo de desenvolvimento de produtos e serviços (concepção, geração de novo valor, melhorias, mudança no design), criação de novos modelos de negócio, planejamento geração de hipóteses, tomada de decisão e criação de novas estratégias.


Palavras-chave


Inovação; Métodos, Técnicas e Ferramentas para Inovação; MTF-I; Brainstorming; Design

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Pensamento & Realidade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

Indexado em: