VESTUÁRIO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Maicon Douglas Livramento Nishimura Universidade Federal de Santa Catarina/Mestrando em Engenharia de Produção
  • Leila Amaral Gontijo Universidade Federal de Santa Catarina/Professora Associada do departamento de Engenharia de Produção

Palavras-chave:

Caracterização, Sustentabilidade, Vestuário

Resumo

A evolução do comportamento dos indivíduos reflete diretamente na dinâmica da sociedade. Baseado nisso e nas revoluções dos campos tecnológico e científico, percebe-se a rápida alteração de uma definição da época em que se vive. Assim, é necessário compreender o meio, as demandas, os valores, tanto do presente como as previsões futuras para se caracterizar o quadro em que o segmento de vestuário se encontra. A necessidade da adoção de práticas sustentáveis é pautada nos meios de comunicação do setor e diversos movimentos são apresentados também na última década. Nesse sentido, buscou-se caracterizar o conceito de moda sustentável sob o aspecto do vestuário, devido à diversidade de significações sobre a área. Utilizou-se da metodologia de revisão bibliográfica a fim de aprofundar a pesquisa para a construção do panorama atual do tema. Percebeu-se três eixos que tratam da sustentabilidade no vestuário: moda ética, reciclagem e slow fashion. Apesar de seguirem a mesma direção, diferem entre si e têm causado grande impacto no sistema de moda. Além disso, pode-se esperar mudanças na forma de se fazer negócio no setor.

Biografia do Autor

Maicon Douglas Livramento Nishimura, Universidade Federal de Santa Catarina/Mestrando em Engenharia de Produção

Mestrando em Engenharia de Produção na área de Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Administração Empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012) e Moda - Habilitação em Design de Moda (em andamento) pela mesma instituição.

Leila Amaral Gontijo, Universidade Federal de Santa Catarina/Professora Associada do departamento de Engenharia de Produção

Possui graduação em Desenho Industrial pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1977), mestrado em Ergonomie - pelo Conservatoire National des Arts et Metiers (1983) , Doutorado em Ergonomia - Université de Paris XIII (Paris-Nord) (1987), na França, e Pós doutorado na Universidade de Lund, na Suécia (1998-1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia bem como em projeto de produto, tratando principalmente dos seguintes temas: ergonomia e projeto do trabalho, trabalho agrícola, ergonomia cognitiva, análise do trabalho, usabilidade, projeto de produto e Design.

Downloads

Publicado

2017-09-10

Edição

Seção

Artigos