Influência da Marca na Escolha de Refrigerante Sabor Guaraná
Palavras-chave:
Guaraná. Marca. Comportamento do Consumidor.Resumo
Neste artigo é investigada a importância que a percepção da marca exerce e de que forma influencia o comportamento do consumidor na sua tomada de decisão, em particular no mercado de refrigerantes sabor guaraná. Dado o tamanho do setor, foram selecionadas as três marcas mais vendidas, as quais foram avaliadas por meio de um teste cego. Estas marcas foram selecionadas a fim de se perceber como funciona a tomada de decisão do consumidor e se realmente o refrigerante sabor guaraná que ele costuma comprar é o que considera mais saboroso, ou se a sua tomada de decisão se dá devido a influências da marca. Os resultados mostraram que o guaraná indicado como preferido pelos pesquisados antes de serem submetidos ao teste cego foi aquela que possui maior market share, o qual não foi o preferido ao ser experimentado, nem considerado o mais saboroso. O refrigerante de melhor sabor, medido no teste cego, foi justamente aquele tido como menos desejado pelos pesquisados. Quando identificados os refrigerantes pelas marcas, a mais famosa destas teve total preferência, mostrando que a marca atrai mais os consumidores de guaraná do que o sabor em si.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.