AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES PRESENTES NA ECONOMIA CRIATIVA DE PERNAMBUCO NO PERÍODO DE 2013 - 2016

Autores

  • Maria Christianni Coutinho Marçal Universidade Federal de Pernambuco
  • Joina Ijuniclair Arruda Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

economia criativa – cultura – empreendedorismo – Pernambuco

Resumo

A esfera cultural contemporânea que produz e distribui filmes, programas de televisão, música, turismo, gastronomia, games entre outros, desmaterializa as fontes de riqueza e incute grande protagonismo aos setores culturais e criativos instituindo as trocas por meio do que hoje se denomina “economia criativa”. O artigo teve como objetivo compreender as potencialidades e os limites presentes na Economia Criativa (EC) de Pernambuco no período de 2013 – 2016.  Frente ao objetivo exposto, foram acompanhadas e analisadas, por meio de análise de conteúdo, as ações dos grupos sociais envolvidos no campo temático da EC - tanto no âmbito público quanto no privado - divulgadas na internet, durante o período em questão. Concluímos que como política pública, a Economia Criativa não conseguiu se sustentar e conta apenas com investimentos de empreendedores sociais e culturais da iniciativa privada para se desenvolver, pois, os governos - tanto em nível estadual quanto em nível nacional - diminuíram de forma considerada os investimentos nos setores da EC no citado período e perderam representatividade política quando a secretaria da economia criativa foi destituída.

Biografia do Autor

Maria Christianni Coutinho Marçal, Universidade Federal de Pernambuco

Membro dos grupos de pesquisa: Locus de Investigação em Economia Criativa e Observatório Latino Americano de Pesquisa em Secretariado Executivo. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD - da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - (2014); Mestre em Administração pela UFPE (2007); Especialista em propaganda e marketing; Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (1998). Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) da UFPE. Professora de cursos de pós-graduação latu sensu (MBA) da UFPE. Temas de interesse de pesquisa:sociologia do conhecimento, ciência política, empreendedorismo, secretariado executivo, economia criativa, tecnologia, sociedade e organizações.

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Publicado

2019-03-05

Como Citar

Marçal, M. C. C., & Santos, J. I. A. S. dos. (2019). AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES PRESENTES NA ECONOMIA CRIATIVA DE PERNAMBUCO NO PERÍODO DE 2013 - 2016. Pensamento &Amp; Realidade, 33(2), 86–106. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/38122