O Organizar das Indústrias Criativas: Apontamentos Sobre os Processos Criativos das Organizações
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-4418.2018v33i3p33-48Palavras-chave:
Processo Criativo, Organizing, Indústrias Criativas, CriatividadeResumo
Este ensaio teórico-reflexivo tem como objetivo analisar as contribuições promovidas pela abordagem do organizing para compreensão da criatividade e dos processos de criação nas indústrias criativas. Pela lente do organizing, as organizações são entendidas enquanto processo, em ciclos processuais contínuos. Essa abordagem permitiu explorar as atividades dos indivíduos nas indústrias criativas na produção de bens e serviços criativos. Com base nisso, tem-se a noção das indústrias criativas como processo no organizar, pois possuem estruturas dinâmicas e heterogêneas em seus processos de criação, ao estabelecerem relações não somente de mercado, mas também sociais e culturais. A criatividade é também vista como um processo e hegemonicamente como um atributo humano, dos indivíduos criativos. Porém, há novos estudos que apontam caminhos a inserção da criatividade está permeada nas relações entre os indivíduos e objetos no processo de criação das indústrias criativas. Ao considerar tais contribuições do organizing, considera-se que os processos de criação nas indústrias criativas desafiam o campo organizacional para o desenvolvimento de estudos para seu caráter de organizar a produção de seus bem e serviços criativos.Referências
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