Ética e Consciência Ecológica do Consumidor: Análise Demográfica e Proposição de um Modelo Teórico

Autores

  • MATHEUS LEMOS DE ANDRADE Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Faculdade de Administração Milton Campos https://orcid.org/0000-0003-4499-5532
  • ANA CLÁUDIA MARQUES Faculdade de Administração Milton Campos
  • ELISSANDRO SENA Faculdade de Administração Milton Campos
  • GEISA AMANDA SOARES Faculdade de Administração Milton Campos
  • HEYDE HAIALA SANTOS MARQUES Faculdade de Administração Milton Campos
  • KAREN ISABELA REIS CORDEIRO Faculdade de Administração Milton Campos

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2018v33i4p57-76

Palavras-chave:

Ética do Consumidor, Consciência Ecológica, Sustentabilidade, Consumo Sustentável

Resumo

A ética no consumo e a noção de Consciência Ecológica do Consumidor estabelecem que, além das preocupações egocêntricas de natureza individual, as decisões de consumo também podem abarcar elementos de natureza coletiva, tal como a preocupação com o meio ambiente. O presente estudo objetivou verificar como se dá a relação entre a Ética do Consumidor e sua Consciência Ecológica e identificar os segmentos com maior propensão ao consumo ético e ao desenvolvimento de uma consciência ecológica. Para tal foi realizada uma pesquisa quantitativa-descritiva, com amostra de 265 elementos residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A análise de dados envolveu testes paramétricos e não paramétricos, além da modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a Ética do Consumidor influencia significativa e positivamente a Consciência Ecológica do Consumidor. Além disto, verifica-se que quanto maior a idade e a escolaridade do consumidor, maior é o nível de preocupação ética e ambiental com suas atividades de consumo.

Biografia do Autor

MATHEUS LEMOS DE ANDRADE, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Faculdade de Administração Milton Campos

Doutor em Administração pela PUC-Minas. Mestre em Administração. Professor da Faculdade de Administração Milton Campos. Diretor do Instituto Olhar Pesquisa e Informação Estratégica Ltda. Membro do GEMACONS - Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade.

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Publicado

2019-10-21