MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: A criação de valor compartilhado como uma síntese conciliatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2019v34i2p23-42

Palavras-chave:

Paradigma, Lucro, Responsabilidade Social, Stakeholder, Valor Compartilhado

Resumo

 

O século XX originou dois paradigmas que buscam com diferentes abordagens definir o papel social das organizações comerciais: a Maximização do Lucro dos Acionistas e a Responsabilidade Social Corporativa, percebidos por alguns autores como antagônicos pela suposta incompatibilidade entre necessidades econômicas e necessidades sociais, e como semelhantes, por outros. Assim, o objetivo desta pesquisa qualitativa, básica, exploratória e bibliográfica foi, mediante a análise dos livros que representam estes paradigmas (“Capitalismo e Liberdade”, de Friedman, e “Responsabilidades sociais do homem de negócios”, de Bowen, respectivamente), e de recursos das Ciências da Informação e Computação (mapas conceituais, semelhança entre conceitos, software Cmap Tools e linguagem de programação PHP), apurar se haveria uma similaridade entre eles. O resultado indicou uma grande similaridade entre estes paradigmas, o que permitiu considerar que talvez estabeleçam uma relação dialética entre si e onde uma síntese plausível é a criação de valor compartilhado segundo Porter e Kramer.


Biografia do Autor

Mauricio Augusto Cabral Ramos Junior, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Possui graduação em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense (2001), especialização em Tecnologia da Informação aplicada à Gestão de Negócios pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente, é doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão, Estratégia, Gerenciamento de Projetos e Tecnologia da Informação.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Ramos Junior, M. A. C. (2019). MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: A criação de valor compartilhado como uma síntese conciliatória. Pensamento &Amp; Realidade, 34(2), 23–42. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2019v34i2p23-42