ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PORTUGUESES: Uma proposta para visualização dos estilos predominantes

Autores

  • Luísa Margarida Cagica Carvalho Instituto Politécnico de Setúbal - IPS https://orcid.org/0000-0002-9804-7813
  • Ricardo Batista Cândido Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos; Universidade Salvador; Universidade Potiguar; Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação https://orcid.org/0000-0002-6162-0209
  • Daielly Melina Nassif Mantovani Ribeiro Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP)
  • Adriana Backx Noronha Viana Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP) https://orcid.org/0000-0001-7727-0656

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2019v34i3p3-20

Palavras-chave:

Estilos de Aprendizagem, Educação a Distância, Visualização de Dados, Gráfico de Radar, Ensino de Administração

Resumo

Estudos sobre estilos de aprendizagem tornaram-se populares nas décadas de 70 e 80 e até hoje muitos professores defendem que a utilização de uma abordagem de ensino alinhada com os estilos de aprendizagem dos estudantes contribua para o desempenho acadêmico, entretanto, pouco vem sendo tratado sobre como apoiar professores na aplicação dos instrumentos e na análise dos estilos. Neste estudo propomos a utilização da escala reduzida Inventário de Estilos de Aprendizagem (ILS) de Felder-Soloman, traduzida por Lopes (2002), que considera quatro dimensões (Percepção, Entrada, Processamento e Organização), subdivididas em ativo/reflexivo, sensorial/intuitivo, visual/verbal e sequencial/global, respectivamente, e apresentamos uma proposta de demonstração dos resultados apoiada em gráficos de radar. A amostra foi obtida entre estudantes de duas turmas do Bacharelado em Administração de um curso a distância da Universidade Aberta de Portugal. Para ambas as amostras, observou-se que os alunos são mais sensoriais, preferindo informações mais concretas e práticas. Por outro lado, observou-se que para dimensão “Entrada”, uma turma contém mais estudantes visuais enquanto, na outra, existe um equilíbrio entre visuais e verbais.

Biografia do Autor

Ricardo Batista Cândido, Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos; Universidade Salvador; Universidade Potiguar; Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação

Mestre em Administração, Especialista em Finanças de Mercado, Bacharel em Ciências Econômicas; Professor de graduação e Pós-Graduação Lato Sensu desde 2001; Experiência na coordenação de cursos de graduação bacharelado e tecnológicos; Avaliador Institucional INEP/MEC; Pesquisador associado ao Núcleo Interinstitucional de Pesquisas sobre Aprendizagem (NIPA) que reúne pesquisadores da FEA-USP, FEA-PUCSP e UMESP; atualmente, colabora nas pesquisas: Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação, com apoio da FAPESP e , Identificação e Mensuração da Contribuição das Atividades Criativas para a Geração de Emprego e Renda em Santos, com a apoio da Prefeitura Municipal de Santos.

Daielly Melina Nassif Mantovani Ribeiro, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP)

Possui graduação em Administração pela FEA-RP/ Universidade de São Paulo (2005), é Mestre em Administração de Organizações (2008) pela mesma instituição e Doutora em Administração (2012) pela FEA- SP/USP, com estágio na Universidade de Illinois (USA). Pós-doutorado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em , Ensino de Administração, Análise de Dados, Metodologia de Pesquisa e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, estatística aplicada à Administração, educação à distância. Docente do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA/USP

Adriana Backx Noronha Viana, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP)

Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Principal área de atuação: Métodos Quantitativos Aplicados ao Processo Decisório em Administração e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES, juntamente com a PUCSP, EERP/USP e EESC, de 2009 a 2014. Desenvolveu o pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de Setembro de 2013 a Julho de 2014, sob a supervisão do Prof. Domingos Fernandes. No desenvolvimento do pós-doutorado foi bolsista da CAPES (Estágio Sênior) de Setembro/2013 a Fevereiro/2014 e, foi bolsista da FAPESP de Março/2014 a Julho/2014.

Referências

FELDER, R. M. Reaching the second tier. Journal of college science teaching, [s. l.], v. 23, n. 5, p. 286–290, 1993.

FELDER, R. M.; SILVERMAN, L. k. Learning and Teaching Styles in Engineering Education. Engr. Education, [s. l.], v. 78, n. 7, p. 674–681, 1988. Disponível em: <http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/Papers/LS-1988.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2017.

KOLB, D. A. Learning style inventory technical manual. Boston: McBer, 1976.

LOPES, W. M. G. ILS - Inventário de Estilos de Aprendizagem Felder-Saloman: investigação de sua validade em estudantes universitários de Belo Horizonte. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, [s. l.], 2002.

MYERS, I.; MCCAULLEY, M. Manual for the Myers-Briggs type indicator: A Guide to the development and use of the MBTI. Palo Alto.

PENNINGS, A. H.; SPAN, P. Estilos cognitivos e estilos de aprendizagem. In: Cognição e aprendizagem escolar. Porto: Apport, 1991.

PFROMM NETTO, S. A aprendizagem como processamento da informação. In: Psicologia da aprendizagem e do ensino. São Paulo: EPU, 1987. p. 79–109.

TRUONG, H. M. Integrating learning styles and adaptive e-learning system: Current developments, problems and opportunities. Computers in Human Behavior, [s. l.], v. 55, p. 1185–1193, 2016.

UAb. 2017. Disponível em: <http://portal.uab.pt/>. Acesso em: 1 abr. 2017.

Downloads

Publicado

2020-02-28