PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO ESTRATÉGICA: AS DIVERGÊNCIAS NO PROCESSO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i1p63-82

Palavras-chave:

Estratégia, Planejamento, Execução, Vantagem Competitiva, Resultados.

Resumo

O assunto estratégia remete a refletir inicialmente sobre planejar e pode induzir o gestor a se preocupar com diagnósticos, análises, identificação de posicionamentos e a busca pela tão almejada vantagem competitiva sustentável. Essa reflexão necessita também que se designe atenção de maneira simultânea à sua execução com todos os seus desdobramentos e obstáculos. Neste estudo o objetivo foi  identificar os obstáculos que levam estratégias com potencial de sucesso a não atingirem os resultados esperados. E a isso somar assuntos correlatos que merecem atenção para que essa formulação e execução aconteçam de modo eficaz destacando temas como complexidade, modos diversos de se pensar estratégia e papel dos gestores. O tema apresenta uma literatura menos volumosa ao comparar com o tema formulação estratégica. A pesquisa de campo, por meio de um estudo de caso, ocorreu em uma representativa Instituição Financeira Brasileira Governamental onde foram aplicados 1020 questionários com um retorno de 380 respondentes cujos dados foram tratados por meio de análise fatorial exploratória utilizando o programa SPSS. O resultado obtido reforça as conclusões de alguns autores referenciados neste estudo, mas demonstra que a relevância dos fatores encontrados pode ser diferente. O obstáculo referente à comunicação apresentou grande destaque.

Biografia do Autor

Ana Valéria Barbosa da Silva, PUC SP

Doutoranda em Educação-Currículo na PUC/SP com linha de pesquisa em novas tecnologias. Mestre pela PUC/SP em Administração de Empresas - Gestão Integrada das Organizações, linha de pesquisa Estratégia e Inovacão. Pós graduada em Administração Contábil e Financeira pela Fundação Armando Alvares Penteado- FAAP (1996) e Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Lusíada (1990) - Santos/SP. Professora de pós graduação em Planejamento Financeiro e Estratégico - PUC/SP (2013 a 2014), atuou de 2014 a 2017 como professora de Planejamento Empresarial, Gestão Estratégica Organizacional e Processo Decisório na Escola Germinare - Instituto Germinare pertencente ao grupo J&F. Coordenadora no mesmo instituto da área de P&D - Inovação de 2016 a 2017. Atuação em AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) como mediadora de EAD. Larga experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas atuando no mercado financeiro desde 1989, exercendo cargos de gestão e liderança.

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Francisco Antonio Serralvo, PUC SP

Professor Titular da cadeira de marketing, com regência de disciplina, pesquisa e orientação no Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração (stricto sensu), e professor no curso de graduação em administração, além de orientação de projetos de iniciação científica e monografia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Foi Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais - FEA-PUC/SP (gestão 2013/2017), É pesquisador e líder do Grupo de Estudos da Marca - GEMA (PUC-SP).Coordena o curso de especialização - MBA Executivo - Gestão de Negócios em Vendas da PUC-SP. Foi coordenador (gestão 2009/2013) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUC/SP. É pós-doutor em administração (marketing) pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), doutor em ciências sociais e mestre em administração pela PUC-SP e bacharel em administração de empresas pela Universidade de Marília. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente com os seguintes temas: estudos da teoria em marketing, comportamento do consumidor e gestão de marcas.

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Paulo Romaro, PUC SP

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1983), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2000) e doutorado em Administração pela PUC/SP (2016). Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ocupou os seguintes cargos na PUC/SP: Coordenador Gradução, Coordenador pós-graduação lato sensu, Chefe do departamento de Administração da PUC/SP, Assessor da Reitoria e Diretor do Campus Barueri da PUC/SP. Tem experiência profissional na área de Administração Contábil-Financeira e Planejamento Estratégico. Editor de Revista. (Caderno de Administração PUC)

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Publicado

2020-10-07