AS COMPETÊNCIAS PARA O TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO COM PEDAGOGOS

Autores

  • Pinheiro Cristiane de Macedo Mazin Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER)
  • Jhony Pereira Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / FADERGS http://orcid.org/0000-0002-1669-9181
  • Alexandre Dal Molin Wissmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0003-3965-336X

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i1p33-45

Palavras-chave:

Competências, Pedagogia, Trabalho docente

Resumo

O presente artigo visa retratar a percepção de docentes formados em Pedagogia e atuantes em escolas públicas e privadas da cidade e região metropolitana de Porto Alegre/RS sobre as competências que consideram essenciais para o seu trabalho. É um estudo de caráter qualitativo e descritivo, em que foi aplicado um roteiro de perguntas semiestruturadas. Participaram da pesquisa 10 professoras atuantes nos sistemas de ensino público e privado na cidade de Porto Alegre/RS e região metropolitana. Os dados apontam para a comunicação, o trabalho em equipe e o planejamento como competências mais importantes ao trabalho docente. Em conjunto, notam-se dificuldades no processo de ensino-aprendizagem oriundas de diferenças sociais, étnicas e econômicas, bem como a partir da utilização da tecnologia. A pesquisa contribui ao campo de estudo voltado à formação e competências docentes ao buscar evidenciar competências essenciais ao trabalho desses profissionais a partir do próprio relato de quem vivencia e compartilha em seu cotidiano de desafios, dificuldades e possibilidades da sala de aula, do ensino e da aprendizagem de alunos em seus mais diferentes contextos de vida.

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Publicado

2020-10-07