LOGÍSTICA EM EVENTO: ESTUDO DE CASO DE UMA COMISSÃO DE FORMATURA LOCALIZADA NO INTERIOR DO SUL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i1p47-62Palavras-chave:
Evento, Logística de Eventos, Nível de Serviço Logístico.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar e descrever as atividades logísticas necessárias para a realização do mesmo. Além disso, pretende detectar as possíveis falhas e propor melhorias para que o nível de serviço prestado não seja comprometido. A organização do baile envolve quatro fases, quais sejam: concepção – levantamento de informações; pré-evento – planejamento e organização; transevento – execução; pós-evento – desmontagem e avaliação. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caso de abordagem quantitativo e qualitativo. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação participante e aplicação de questionário de avaliação pós-evento com a finalidade de obter a percepção e satisfação do cliente. Na fase do pré-evento, existe um envolvimento maior dos organizadores em todo o planejamento do evento. Na execução do evento, é feita a conferência das atividades por meio do instrumento de controle checklist. Já no pós-evento, além da descrição das atividades de desmontagem, foi feita a avaliação por meio do questionário de satisfação do cliente. Conclui-se que o nível de serviço foi alcançado, mas existem algumas falhas a serem sanadas para os futuros eventos.
Referências
Allen, J., O’toole, W., McdonnelL, I. & Haris, R. (2008). Organização e gestão de eventos. Tradução Marise Phiboid e Adriana Kramer. Rio de Janeiro: Elsevier.
Bertaglia, P. R. (2009). Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 2. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva.
Bowersox, D. J. & Closs, D. J. (2001). Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas.
Canton, M. (1997). Evento: da proposta ao planejamento. Turismo em Análise, São Paulo, p. 18-30.
Cesca, C. G. G. (2008). Organização de eventos: manual para planejamento e execução. 9. ed. rev. e atual. São Paulo: Summus.
Christopher, M. (2013). Logística e gerenciamento na cadeia de suprimentos. Tradução Ez2 Translate; revisão técnica James Richard Hunter. São Paulo: Cengage Learning.
Coutinho, H. R. M. (2010). Organização de eventos. Curso Técnico em Hospedagem, desenvolvido pelo Programa Escola Técnica Aberta do Brasil. Manaus: Centro de Educação Tecnológica do Amazonas.
Duarte, J. D. O. (2009). Organização e gestão de eventos: métodos e técnicas e a sua aplicação na atividade das empresas de eventos. Estudo de Caso: Dice Eventos. 2009. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia em Ciências da Comunicação) – Universidade Fernando Pessoa, Porto.
Giacaglia, M. A. (2004). Organização de eventos: teoria e prática. 1 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Gianesi, G. N. & Corrêa, H. L. (2014). Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. 1. ed. São Paulo: Atlas.
Gil, C. A. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Martel, A. & Vieira, D. R. (2010). Análise e projeto de redes logísticas. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva.
Matias, M. (2013). Organização de eventos: procedimentos e técnicas. 6. ed. rev. e atual. Barueri: Manole.
Oliveira, B. T. H., Filho, C. L. D’A., Silva. V. G. & Valle, W. M. (2012). Gestão de eventos: planejando, executando e concluindo sonhos. Universitári@ - Revista Científica do Unisalesiano, Lins, a. 3, n. 7, jul/dez.
Oliveira, S. M. T. (2016). Curso de planejamento e organização de eventos. Brasília: Editora do IFB.
Pozo, H. (2016). Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 7. ed. São Paulo: Atlas.
Sampieri, H. R., Collado, F.C. & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso.
Santos, R. A., Chehade, M. B & Rocha, G. C. G. (2010). Importância da compreensão do conceito de eventos à execução do planejamento, perante as etapas pré, durante e pós-evento. Revista Científica Eletrônica de Turismo, Garça, a. VII, n. 12, jan.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.