LOGÍSTICA EM EVENTO: ESTUDO DE CASO DE UMA COMISSÃO DE FORMATURA LOCALIZADA NO INTERIOR DO SUL DE MINAS GERAIS

Leticia Silva Ferreira, Daniela Meirelles Andrade, Luciana dos Santos Vieira, Vinicius Batista Gonçalves

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo identificar e descrever as atividades logísticas necessárias para a realização do mesmo. Além disso, pretende detectar as possíveis falhas e propor melhorias para que o nível de serviço prestado não seja comprometido. A organização do baile envolve quatro fases, quais sejam: concepção – levantamento de informações; pré-evento – planejamento e organização; transevento – execução; pós-evento – desmontagem e avaliação. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caso de abordagem quantitativo e qualitativo. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação participante e aplicação de questionário de avaliação pós-evento com a finalidade de obter a percepção e satisfação do cliente.  Na fase do pré-evento, existe um envolvimento maior dos organizadores em todo o planejamento do evento. Na execução do evento, é feita a conferência das atividades por meio do instrumento de controle checklist. Já no pós-evento, além da descrição das atividades de desmontagem, foi feita a avaliação por meio do questionário de satisfação do cliente. Conclui-se que o nível de serviço foi alcançado, mas existem algumas falhas a serem sanadas para os futuros eventos.


Palavras-chave


Evento; Logística de Eventos; Nível de Serviço Logístico.

Texto completo:

PDF

Referências


Allen, J., O’toole, W., McdonnelL, I. & Haris, R. (2008). Organização e gestão de eventos. Tradução Marise Phiboid e Adriana Kramer. Rio de Janeiro: Elsevier.

Bertaglia, P. R. (2009). Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 2. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva.

Bowersox, D. J. & Closs, D. J. (2001). Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas.

Canton, M. (1997). Evento: da proposta ao planejamento. Turismo em Análise, São Paulo, p. 18-30.

Cesca, C. G. G. (2008). Organização de eventos: manual para planejamento e execução. 9. ed. rev. e atual. São Paulo: Summus.

Christopher, M. (2013). Logística e gerenciamento na cadeia de suprimentos. Tradução Ez2 Translate; revisão técnica James Richard Hunter. São Paulo: Cengage Learning.

Coutinho, H. R. M. (2010). Organização de eventos. Curso Técnico em Hospedagem, desenvolvido pelo Programa Escola Técnica Aberta do Brasil. Manaus: Centro de Educação Tecnológica do Amazonas.

Duarte, J. D. O. (2009). Organização e gestão de eventos: métodos e técnicas e a sua aplicação na atividade das empresas de eventos. Estudo de Caso: Dice Eventos. 2009. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia em Ciências da Comunicação) – Universidade Fernando Pessoa, Porto.

Giacaglia, M. A. (2004). Organização de eventos: teoria e prática. 1 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Gianesi, G. N. & Corrêa, H. L. (2014). Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. 1. ed. São Paulo: Atlas.

Gil, C. A. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Martel, A. & Vieira, D. R. (2010). Análise e projeto de redes logísticas. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva.

Matias, M. (2013). Organização de eventos: procedimentos e técnicas. 6. ed. rev. e atual. Barueri: Manole.

Oliveira, B. T. H., Filho, C. L. D’A., Silva. V. G. & Valle, W. M. (2012). Gestão de eventos: planejando, executando e concluindo sonhos. Universitári@ - Revista Científica do Unisalesiano, Lins, a. 3, n. 7, jul/dez.

Oliveira, S. M. T. (2016). Curso de planejamento e organização de eventos. Brasília: Editora do IFB.

Pozo, H. (2016). Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 7. ed. São Paulo: Atlas.

Sampieri, H. R., Collado, F.C. & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso.

Santos, R. A., Chehade, M. B & Rocha, G. C. G. (2010). Importância da compreensão do conceito de eventos à execução do planejamento, perante as etapas pré, durante e pós-evento. Revista Científica Eletrônica de Turismo, Garça, a. VII, n. 12, jan.




DOI: https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i1p47-62

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Pensamento & Realidade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

Indexado em: