Programa de GQT em Vendas de Bens de Consumo Não Duráveis

estudo de Caso com Motivações, Método de Implementação e Resultados

Autores

  • Rodrigo Guimarães Motta PUC-SP
  • Leandro Pereira de Lacerda PUC-PR
  • Iara Cristina de Fatima Mola PUC-SP
  • Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos `PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i2p59-72

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade Total, GQT, GQT em Vendas, Desempenho Organizacional, Alinhamento

Resumo

Apesar do consenso de que a gestão da qualidade total contribui na obtenção de melhores resultados, o que se verifica é que seus estudos se voltam à sua implementação ou em toda a organização ou na área de produção, sem se deter em programas de GQT desenvolvidos exclusivamente para outras áreas, como a de vendas. Diante disso, este artigo teve por objetivo compreender a implementação de um programa de GQT em vendas, dado ser esta uma área pressionada para viabilizar o crescimento de receita e rentabilidade. A pesquisa se orientou por um breve histórico da evolução da GQT, detendo-se na sua importância para a área de vendas e contando com uma empresa nacional para estudo de caso. Além da sua motivação, o estudo distinguiu o método de implementação do programa, avaliando os resultados obtidos no que se referiu a metas, processos-chave e percepção dos seus colaboradores. No caso, a principal motivação para a implementação do programa consistiu no aumento da rentabilidade, para o qual foram definidos oito processos-chave. Para a maioria dos colaboradores, esses processos foram impactados positivamente pelo programa, que contribuiu muito para a melhoria de cada um deles e que continuaria a contribuir pelos próximos anos.

Biografia do Autor

Rodrigo Guimarães Motta, PUC-SP

Doutorando em administração na Puc-sp

Leandro Pereira de Lacerda, PUC-PR

Mestre em Administração PUC-PR

Iara Cristina de Fatima Mola, PUC-SP

Mestre em linguística

Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos, `PUC-SP

Professora PUC-SP

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Publicado

2020-11-13