DESCONSTRUINDO A LIDERANÇA CARISMÁTICA DE BOAS SHAMIR: O USO DA RETÓRICA COMO TÉCNICA DE APRENDIZAGEM

Danilo Nunes, Fernando Fukunaga, Laerte Gil Nicaretta Oliani, Matheus Matsuda Marangoni

Resumo


A capacidade de crítica e julgamento pelos praticantes da pesquisa e da educação em administração está ameaçada pelo mundo contemporâneo. O objetivo deste estudo foi resgatar a aplicação da retórica para a reflexão da argumentação inserida em artigos clássicos da área de administração com foco central na temática de liderança. Para a seleção do objeto de estudo foi realizado um estudo bibliométrico para encontrar artigos de alto impacto, foram resgatados 7.000 trabalhos na base Web of Science, priorizamos os dez primeiros pelo critério de número de citação para uma investigação mais profundada e selecionamos o trabalho sobre liderança carismática de Boas Shamir. Conclui-se que, sob a ótica da análise retórica, se trata de um texto bem construído e adequadamente embasado, entendendo as limitações existentes em um artigo acadêmico.

 


Palavras-chave


Liderança carismática; educação; retórica; administração; economia.

Texto completo:

PDF

Referências


ARIDA, P. A história do pensamento econômico como teoria e retórica. In: GALA, P.; REGO, J.M. (orgs.) A história do pensamento econômico como teoria e retórica. São Paulo: Editora 34, 2003.

ARISTÓTELES. Retórica. Traduzido por Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse, Alberto e Abel do Nascimento Pena. Coleção Folha Grandes Nomes do Pensamento, v.1. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015

BAESSO, M.F., LOPES, G.S.C.; MORAIS, D.P., RODRIGUES, A. A liderança carismática em organizações de saúde do sul de Santa Catarina. Revista de Gestao e Tecnologia , v.7, ed.3, pag. 19-33, Jul-Sep 2017. http://dx.doi.org/10.22279/navus.2017.v7n3.p19-33.527

CAMPBELL K. K., HUXMAN S. S., BURKHOLDER T.R. Atos de retórica: para pensar, falar e escrever criticamente. Traduzido por Marilene Santana dos Santos Garcia. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

DARTEY-BAAH, K. AND ADDO, S. Charismatic and corrective leadership dimensions as antecedents of employee safety behaviours. Leadership & Organization Development Journal, v. 39, n.2, p. 186-201, 2018. https://doi.org/10.1108/LODJ-08-2017-0240

EILIAM-SHAMIR, G., KARK, R., & POPPER, M. Boas Shamir the person, his impact and legacy. The Leadership Quarterly, v.4, n.28, p. 563-577, 2017. https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2016.03.004.

FIGUEIREDO, M. F.; FERREIRA, L. A. A perspectiva retórica da argumentação: etapas do processo argumentativo e partes do discurso. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, edição especial v.14, n.12, 2016.

KATZ, R. L. Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, v.52, ed. 5, p. 90-102, 1974

MASSMANN, D. Argumentação: em busca de um conceito. Línguas e Instrumentos Linguísticos, v. n.26, p. 99-111. Campinas: RG, 2011.

PAPAGIANNAKIS, G., LIOUKAS, S. Corporate environmental Management: Individual-Leve and the moderating role of charismatic leadership. European Management Review, v.114, Issue.4, p.475-489, 2018.

https://doi-org.ez95.periodicos.capes.gov.br/10.1111/emre.12134

PARRY, K., COHEN, M., BHATTACHARYA, S., NORTH-SAMARDZIC, A., EDWARDS, G. Charismatic leadership: Beyond love and hate and toward a sense of belonging? Journal of Management & Organization, 25:3, 398–413, 2019. https://doi:10.1017/jmo.2019.28

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação – A nova retórica. Trad. Maria E.G.G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2014

REBOUL, O. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SHAMIR, B., HOUSE, R. J., ARTHUR, M. B. The Motivational Effects of Charismatic Leadership: A Self-Concept Based Theory. Organization Science, Vol. 4, No. 4, p. 577-594, 1993.

WATTS, L.L., STEELE, L.M., MUMFORD, M.D. Making sense of pragmatic and charismatic leadership stories: Effects on vision formation. The leadership Quarterly, vol.30, Issue 2, pag. 243-259, 2019. https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2018.09.003

WILLIAMS JR, R., RAFFO, D. AND CLARK, L. Charisma as an attribute of transformational leaders: what about credibility?, Journal of Management Development,v.37 N. 6, p. 512-524, 2018. https://doi.org/10.1108/JMD-03-2018-0088




DOI: https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i2p73-85

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Pensamento & Realidade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

Indexado em: