Hedge Accounting

divulgação de empresas abertas brasileiras

Autores

  • Francisco José Turra Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Neusa M. B. F. Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i3p.54-69

Resumo

A divulgação do hedge accounting (HA) encontra-se entre as temáticas que, devido sua relevância, tem chamado a atenção de pesquisadores em controladoria. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre as características específicas e o nível de evidenciação do HA em empresas abertas brasileiras. Visando atingir o objetivo de pesquisa, foi realizado um estudo descritivo e quantitativo, com dados colhidos das DFP das empresas abertas brasileiras no site da CVM para se calcular o nível de evidenciação do HA. Utilizou-se do método estatístico de regressão múltipla para verificar a relação entre variáveis dependentes (14 no total) com o nível de evidenciação do HA. Conclui-se apenas influência significativa da variável Auditoria Big Four com o nível de evidenciação do HA, corroborando assim com resultados de estudos anteriores.  As demais características não foram estatisticamente significativas, o que não permite fazer inferências acerca da relação entre tais variáveis e o nível de evidenciação do HA.

Biografia do Autor

Francisco José Turra, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Mestre em Controladoria e Finanças pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

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Publicado

2021-10-19