PRESENTEÍSMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO NAS MODALIDADES GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO E MESTRADO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i2p.97-116Palavras-chave:
presenteísmo, desempenho acadêmico, gestão universitáriaResumo
Presenteísmo é o termo utilizado para descrever o estado em que o indivíduo está fisicamente presente em seu local de estudo ou trabalho, mas não está mentalmente focado em suas atividades. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo identificar os principais aspectos que influenciam o comportamento presenteísta durante o processo de formação do aluno. Para tanto, foi aplicado um questionário para verificação do estado presenteísta a 386 alunos de uma instituição de ensino superior da região metropolitana de Belo Horizonte - Minas Gerais, nas modalidades de graduação, especialização e mestrado. Observou-se que o presenteísmo é um problema que atualmente acomete a comunidade discente, e que os fatores relacionados às necessidades biopsicossociais e ao universo acadêmico são os que possuem maior influência sobre o mesmo. Conclui-se então que o conhecimento dos fatores que predispõem ao presenteísmo a partir do instrumento aplicado é de extrema relevância para a melhoria contínua dos processos de ensino-aprendizagem nas instituições, bem como servirá de auxílio para que ações mitigatórias do presenteísmo discente sejam elaboradas e implementadas com maior assertividade.Referências
AGUIAR, Gizele de Almeida Souza; OLIVEIRA, Jannine Rodrigues. Absenteísmo: suas principais causas e consequências em uma empresa de ramo de saúde. Revista de Ciências Gerenciais,Valinhos, v. 13, n. 18, 2009.
ALMEIDA, Leandro Silva; SOARES, Ana Paula.; FERREIRA, Joaquim Armando Gomes. Transição e adaptação à Universidade: Apresentação do Questionário de Vivências Académicas. Psicologia, Braga, v.19, n.2, 189-208, 2000.
ALTOÉ, Adailton. Políticas institucionais e seus desdobramentos sobre o trabalho docente: absenteísmo e presenteísmo. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte, 2009.
ARAUJO, Márcio Flávio Moura de. Avaliação da qualidade do sono de estudantes universitários de Fortaleza-CE. Texto & Contexto Enfermagem, v. 22, n. 2, 2013.
ARECHAVALETA, Fernanda. O Fantasma do presenteísmo. Revista AMANHÃ, Edição 240, Março de 2008. Disponível em: http://amanha.terra.com.br/edicoes/240/capa01.asp. Acesso em: 06 mai. 2018
ARONSSON. Gunnar; GUSTAFSSON, Klas; DALLNER, Margareta. Sick but et ay work. An empirical study of sickness presenteeism. Journal of Epidemiolog and Comumunity Health, v. 54, n. 70, 2000.
BERRO, Diego. Qualidade de vida e produtividade. Brasil Escola. 2007. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/economia-financas/qualidade-vida-produtividade.htm>. Acesso em: 09 abril. 2018
CANCELLIERE, Carol.; CASSIDY, David; AMMENDOLIA, Carlo; CÔTÉ, Pierre. Are workplace health promotion programs effective at improving presenteeism in workers? A systematic review and best evidence synthesis of the literature. BMC Public Health, v.11, n. 395, 2011.
CICONELLI, Rozana Mesquita; SOAREZ, Patrícia Coelho de; KOWALSKI, Clarissa Campos Guaragna; FERRAZ, Marcos Bosi. The Brazilian Portuguese version of the Work Productivity and Activity Impairment: General Health (WPAI-GH) Questionnaire. São Paulo Med. J. [online]. São Paulo, v. 124, n. 6, p. 325-332, 2006.
FERREIRA, André; DEMUTTI, Carolina Medeiros; GIMENEZ, Paulo Eduardo O. A Teoria das Necessidades de Maslow: a Influência do Nível Educacional Sobre a sua Percepção no Ambiente de Trabalho. XIII SEMEAD, Seminários em Administração (São Paulo). In: Anais do XIII SEMEAD, Setembro de 2010.
FLORES-SANDÍ, Grettchen. Presentismo: potencialidad em accidentes de salud. Acta méd. Costarric., v. 48, n. 1. 2006.
GOMES, Ana Cardoso Allen. Sono, sucesso acadêmico e bem-estar em estudantes universitários. Tese (Doutorado). Universidade de Aveiro - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, Aveiro, 2005.
GONZÁLEZ, M. Teresa González. Absentismo escolar: posibles respuestas desde el centro educativo. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, v.12, n.2, 2014.
GUIMARAES, Sueli Édi Rufini; BORUCHOVITCH, Evely. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicol. Reflex.Crit., Porto Alegre , v. 17, n. 2, 2004.
HEMP, Paul. Presenteeism: at work but out of it. Harvard Businnes Rev. v. 82, n.10, 2004.
KOOPMAN, Cheryl.; PELLETIER, Kenneth.; MURRAY, Jonh.; SHARDA, Claire; BERGER, Marc; TURPIN, Robin; HACKLEMAN, Paul; GIBSON, Pamela; HOLMES, Danielle; BENDEL, Talor. Stanford presenteeism scale: health status and employee productivity. J Occup Environ Med. v. 44, n. 1, 2002.
LIMA, Beatrice Helfstein. Presenteísmo em unidades operacionais. Revista do Laboratório de Estudos da Violência da UNESP, Marília, ano 2012, ed. 10, dez. 2012.
MATTKE, Soeren; BALAKRISHNAN, Aruna; BERGAMO, Giacomo; NEWBERRY, Sydne. A review of methods to measure health-related productivity loss. ManageCare. v.13, n. 4, 2007.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. A. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2000.
MORAES, Carolina Roberta; VARELA, Simone. Motivação do Aluno Durante o Processo de Ensino-Aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação. Ano I, n. 01, ago. / dez. 2007.
OGATA, Alberto. O inimigo oculto da produtividade. (s.d.). Associação Brasileira de Qualidade de vida. São Paulo. 2007. Disponível em: <http://www.abqv.org.br/artigos>. Acesso em: 09 de abril de 2018.
PALMEIRAS, Jenifer de Brum; SGARI, Rosani; SZILAGYI, Carlos. Leonardo. Sgari; Desafios da gestão universitária: competência e desempenho: uma reflexão crítica na gestão. XV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA – CIGU (Mar del Plata). In: Anais do XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária. 2015.
PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz. Matizes do mal-estar dos professores do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais - Programa de Pós Graduação em Educação, Belo Horizonte. 2007.
PAULO, Marina Costa Cândido de; COSTA, Danilo de Melo; ANDRADE, Rodrigo Mascarenhas Morato de. Desafios da gestão universitária contemporânea: presenteísmo e seus impactos no desenvolvimento discente. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 01-19, dez. 2018.
RAMOS, Susana Isabel Vicente; CARVALHO, André Jorge Roca de. Nível de stress e estratégias de coping dos estudantes do 1ºano do ensino universitário de Coimbra. Psicologia.com.pt. v.1, n.17, 2007.
SIMPSON, Ruth. Presenteeism, power and organizational change: long hours as a career barrier and the impact on the working lives of women managers. British Journal of Management, v. 9, n. 1, 1998.
STEVENSON, William. Estatistica aplicada a administraçao. São Paulo: Harbra, 2001.
SOUTO-MAIOR, Cesar Duarte; BORBA, José Alonso; KNUPP, Paulo de Souza; CROLL, Eva de Souza. Análise de fatores que afetam o desempenho de alunos de graduação em administração e contabilidade na disciplina de pesquisa operacional. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 35., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2011.
STEENKAMP, Lee; BAARD, Roelof; FRICK, Brenda. Factors influencing success in first year accounting at a South African university: a comparison between lecturers’ assumptions and students’ perceptions. South African Journal of Accounting Research (Sajar), v.23, n.1, 2009.
TASHIZAWA, Takesh; ANDRADE, Rui Otávio B. Gestão de instituições de ensino. 2a. Edição revista. Rio de Janeiro: FGV, 2001.
VINEBURGH, Nancy. Books essays and review. Psychiatry: Interpersonal and Biological Process. v.70, n.1, p. 80-3. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pensamento & Realidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.