PRESENTEÍSMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO NAS MODALIDADES GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO E MESTRADO

Autores

  • Danilo de Melo Costa Universidade FUMEC Centro Universitário UNA http://orcid.org/0000-0002-3001-0352
  • Igor de Oliveira Centro Universitário Una
  • Rodrigo Mascarenhas Morato de Andrade Centro Universitário Una
  • Marina Costa Cândido de Paulo Centro Universitário Una
  • Débora Aparecida Correa da Silva Centro Universitário Una

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i2p.97-116

Palavras-chave:

presenteísmo, desempenho acadêmico, gestão universitária

Resumo

Presenteísmo é o termo utilizado para descrever o estado em que o indivíduo está fisicamente presente em seu local de estudo ou trabalho, mas não está mentalmente focado em suas atividades. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo identificar os principais aspectos que influenciam o comportamento presenteísta durante o processo de formação do aluno. Para tanto, foi aplicado um questionário para verificação do estado presenteísta a 386 alunos de uma instituição de ensino superior da região metropolitana de Belo Horizonte - Minas Gerais, nas modalidades de graduação, especialização e mestrado. Observou-se que o presenteísmo é um problema que atualmente acomete a comunidade discente, e que os fatores relacionados às necessidades biopsicossociais e ao universo acadêmico são os que possuem maior influência sobre o mesmo. Conclui-se então que o conhecimento dos fatores que predispõem ao presenteísmo a partir do instrumento aplicado é de extrema relevância para a melhoria contínua dos processos de ensino-aprendizagem nas instituições, bem como servirá de auxílio para que ações mitigatórias do presenteísmo discente sejam elaboradas e implementadas com maior assertividade.

Biografia do Autor

Danilo de Melo Costa, Universidade FUMEC Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela UFMG com Doutorado sanduíche pela York University (CAN)

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC.

Professor do Centro Universitário UNA

Igor de Oliveira, Centro Universitário Una

Graduado em Psicologia e especialista em Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano pelo Centro Universitário UNA (Brasil).

Rodrigo Mascarenhas Morato de Andrade, Centro Universitário Una

Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Master of Arts in International Business and Economics pela University of Applied Sciences Schmalkalden (2009).

Marina Costa Cândido de Paulo, Centro Universitário Una

Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNA. Possui graduação em NUTRIÇÃO pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Débora Aparecida Correa da Silva, Centro Universitário Una

Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário UNA.

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Publicado

2021-08-31