GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL EM VENDAS NO BRASIL: Um estudo fenomenológico

Autores

  • RODRIGO GUIMARAES MOTTA PUC-SP
  • Iara Cristina de Fatima Mola Mackenzie
  • Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos PUC-SP
  • Alexandre Las Casas PUC-SP https://orcid.org/0000-0003-2098-0969
  • Camila Rodrigues Netto da Costa Rocha Instituto Germinare
  • Leandro Pereira de Lacerda PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i1.p97-117

Palavras-chave:

bens de consumo, Gestão da Qualidade Total, GQT, programa de GQT em vendas, estratégias de marketing.

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender a implementação do programa de gestão da qualidade total (GQT) em vendas na indústria brasileira de bens de consumo não duráveis. Uma vez empreendida uma coleta de dados com 15 empresas, em vista das motivações para implementar o programa, os resultados alcançados junto às empresas por meio do estudo fenomenológico permitiram identificar três principais: (i) melhoria da receita; (ii) melhoria da rentabilidade; e (iii) necessidade de eleger e avaliar o cumprimento de processos-chave. Em relação ao método de implementação, elencam-se 12 aspectos comuns aos programas. Por fim, quanto aos impactos, os participantes concordaram que a implementação do programa de GQT em vendas contribuiu para melhorar o resultado, a receita e a execução dos processos-chave.

Palavras-chave: bens de consumo; Gestão da Qualidade Total; GQT; programa de GQT em vendas; estratégias de marketing.

Biografia do Autor

RODRIGO GUIMARAES MOTTA, PUC-SP

Doutorando em administração na puc-sp

Iara Cristina de Fatima Mola, Mackenzie

Doutoranda em Letras

Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos, PUC-SP

Professora Titular da PUC-SP

Doutora em Controladoria e Contabilidade

Alexandre Las Casas, PUC-SP

Professor Titular PUC-SP

Doutor em Administração

Camila Rodrigues Netto da Costa Rocha, Instituto Germinare

Doutora em Comunicação e Consumo

Leandro Pereira de Lacerda, PUC-PR

Mestre em Administração

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Publicado

2024-04-28

Como Citar

MOTTA, R. G., de Fatima Mola, I. C., Maria Bastos Fernandes dos Santos, N., Las Casas, A., Rodrigues Netto da Costa Rocha, C., & Pereira de Lacerda, L. (2024). GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL EM VENDAS NO BRASIL: Um estudo fenomenológico. Pensamento &Amp; Realidade, 38(1), 97–117. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i1.p97-117