GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL EM VENDAS NO BRASIL: Um estudo fenomenológico
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i1.p97-117Palavras-chave:
bens de consumo, Gestão da Qualidade Total, GQT, programa de GQT em vendas, estratégias de marketing.Resumo
Este estudo tem por objetivo compreender a implementação do programa de gestão da qualidade total (GQT) em vendas na indústria brasileira de bens de consumo não duráveis. Uma vez empreendida uma coleta de dados com 15 empresas, em vista das motivações para implementar o programa, os resultados alcançados junto às empresas por meio do estudo fenomenológico permitiram identificar três principais: (i) melhoria da receita; (ii) melhoria da rentabilidade; e (iii) necessidade de eleger e avaliar o cumprimento de processos-chave. Em relação ao método de implementação, elencam-se 12 aspectos comuns aos programas. Por fim, quanto aos impactos, os participantes concordaram que a implementação do programa de GQT em vendas contribuiu para melhorar o resultado, a receita e a execução dos processos-chave.
Palavras-chave: bens de consumo; Gestão da Qualidade Total; GQT; programa de GQT em vendas; estratégias de marketing.
Referências
Abras – Associação Brasileira de Supermercados. (2016). Ranking Abras 2016: o maior estudo sobre o autosserviço. SuperHiper, 42(478). Recuperado de http://www.abras.com.br/edicoes-anteriores/Main.php?MagID=7&MagNo=201.
Besterfield, D. H., Besterfield-Michna, C., Besterfield, G. H., Besterfield-Sacre, M., Urdhwareshe, H., & Urdhwareshe, R. (2003). Total quality management. Upper Saddle River: Pearson Education.
Brah, S. A., Lee, S. L., & Rao, B. M. (2002). Relationship between TQM and performance of Singapore companies. International Journal of Quality and Reliability Management, 19(4), 356-379.
Carpinetti, L. C. R. (2017). Gestão da qualidade: conceitos e técnicas (3a. ed.). São Paulo: Atlas.
Carpinetti, L. C. R., & Gerolamo, M. C. (2007). Gestão da qualidade ISO 9001:2015: requisitos e integração com a ISO 14001:2015. São Paulo: Atlas.
Correa, C. (2017). O que importa é o resultado. Rio de Janeiro: Primeira Pessoa.
Creswell, J. W. (2014). Investigação qualitativa e projeto de pesquisa – escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso.
Creswell, J. W., & Plano Clark, V. L. (2013). Pesquisa de métodos mistos (2a ed.). Porto Alegre: Penso.
Deming, W. E. (1982). Quality, productivity and competitive position. Cambridge, Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology.
Fayol, H. (1965). Administração industrial e geral. São Paulo: Atlas.
Fernandes, W. A. (2011). O movimento da qualidade no Brasil. São Paulo: Essential.
Ishikawa, K. (1985). What’s total quality control? The Japanese way. Englewood Cliffs: Prentice Hall.
Joiner, T. A. (2007). Total quality management and performance – the role of organization support and co-worker support. International Journal of Quality and Reliability Management, 24(6), 617-627.
Juran, J. M. (1980). Quality control handbook. New York: McGraw Hill Book Company.
Mayo, E. (1933). The human problems of an industrial civilization. New York: MacMillan.
Motta, R. G., & Corá, M. A. J. (2017). Uma crítica ao discurso da gestão da qualidade total, a partir do pensamento de Maurício Tragtenberg. In Anais do XXXXI Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ENANPAD). Maringá: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
Motta, R. G., Lacerda, L. P., Mola, I. C. F., & Santos, N. M. B. F. (2020). Programa de GQT em vendas: motivações, método de implementação e resultados. Pensamento & Realidade, 35(2), 59-72.
Motta, R. G., Lacerda, L. P., & Santos, N. M. B. F. (2018). Estudo de Caso com as motivações, o método de implementação, e o impacto do programa de gestão de qualidade total em vendas em uma indústria brasileira de bens de consumo não duráveis. Gestão & Planejamento, 19, 208-226.
Powell, T. C. (1995). Total quality management as competitive advantage: a review and empirical study. Strategic Management Journal, 16, 15-37.
Shewhart, W. A. (1931). Economic control of quality of manufactured product. New York: D. Van Nostrand Company, Inc.
Taylor, F. W. (1965). Princípios da administração científica. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pensamento & Realidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.