PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO LABORAL E O SENTIDO DO TRABALHO PARA TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i2.p21-40

Palavras-chave:

Inclusão laboral, Sentido do trabalho, Mercado de trabalho

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender as percepções sobre a inclusão laboral e os sentidos do trabalho sob a ótica de trabalhadores com deficiência. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, efetivado a partir de um levantamento de campo. Como resultados, destacam-se a visão de crescimento das oportunidades nos últimos anos, impulsionadas especialmente pela Lei de Cotas, associada aos desafios constantes de maior preparo por parte das organizações, em termos de conhecimento e estrutura para receber trabalhadores com deficiência. Sobre os sentidos do trabalho a partir das categorias identificadas, foi possível afirmar a centralidade do trabalho na vida das pessoas com deficiência entrevistadas, sendo que os sentidos assumem contornos específicos, para além das dimensões pessoais, relacionam-se à sua inclusão no meio social e para o exercício pleno da cidadania.

Biografia do Autor

Diélen Caron, IFFar - Instituto Federal Farroupilha

Acadêmica do curso superior de Bacharelado em Administração pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Frederico Westphalen (RS).  

Vívian Flores Costa, IFFar - Instituto Federal Farroupilha

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus Jaguari (RS). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional (2018). Mestre em Administração pelo PPGA da UFSM (2014). Possui graduação em Formação de Professores para a Educação Profissional (2013) e Administração (2010), ambas pela UFSM.

Graciela Fagundes Rodrigues, IFFar - Instituto Federal Farroupilha

Licenciada em Educação Especial (UFSM). Mestra e Doutora em Educação (UFRGS). Docente/Educação Especial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Frederico Westphalen – RS. Dedica-se enquanto profissional e pesquisadora na área da Educação Especial e suas articulações com as seguintes temáticas: Formação de Professores e processos inclusivos escolar e laboral.

Jaderson Gadonski, IFFar - Instituto Federal Farroupilha

Bacharel em Ciência da Computação Pela Universidade Regional Integrada, Campus Frederico Westphalen-RS. Acadêmico do Bacharelado em Administração pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus Frederico Westphalen-RS. Bolsista de Iniciação Científica financiado pelo PROBIC – FAPERGS.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Caron, D., Flores Costa, V., Fagundes Rodrigues, G., & Gadonski, J. (2024). PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO LABORAL E O SENTIDO DO TRABALHO PARA TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA. Pensamento &Amp; Realidade, 38(2), 21–40. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i2.p21-40