Impactos da Campanha Antitabagista Veiculada em Carteiras de Cigarro Junto aos Jovens Fumantes

Autores

  • Carmen Lidia Ramuski

Resumo

Este estudo verificou os impactos que as imagens impressas nas carteiras de cigarro, que se constituem na única campanha antitabagista do país, ininterrupta e de alcance nacional, têm, junto aos jovens, que são seu principal alvo. Apesar de ser um estudo exploratório com amostra não probabilítica, verifica-se que seus resultados estão alinhados com outras pesquisas, na qual se detecta a necessidade da utilização de imagens que estejam em maior sintonia com os jovens, utilizando estímulos que sejam capazes de serem percebidos por eles, aos quais derão atenção, interpretarão como importantes e ficarão envolvidos com a informação transmitida, memorizando-a para uso em ocasião oportuna. Além disso, verificou-se que estas imagens deveriam ser divulgadas em outros locais, ter uma freqüência maior de alteração e não serem mais agressivas do que já são, pois, a agressividade, para este público, ao invés de sensibilizá-los dispara mecanismos perceptivos de ordem psicológica, que leva-os a evitá-las, não assimilando sua informação e, portanto, diminuindo sua eficácia.

Biografia do Autor

Carmen Lidia Ramuski

Carmen Lidia Ramuski é professora do curso de Administração da PUC-SP, com mestrado e doutorado pela FGV – SP em Administração de Empresas. Seus projetos investigam questões que se relacionem a segurança, proteção, informação e atendimento ao consumidor que permitam a extensão do conhecimento de seu comportamento e a contribuição com soluções que melhorem as relações de troca empresa-cliente. E-mail: cramuski@uol.com.br

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