Reflexos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) na Imagem das Empresas: uma Análise do Consumidor Consciente e do Marketing Ambiental

Gabriela Negrão de Figueiredo, Regilane Lacerda Abreu, Alexandre Luzzi Las Casas

Resumo


O Índice de Sustentabilidade Empresarial, ISE, é um indicador que reúne 32 empresas cujas ações estão entre as 150 mais negociadas na Bovespa e se destacam pela atuação na área de responsabilidade social e ambiental, medidas por meio de questionário e avaliação realizada pela Bovespa de acordo com os critérios: economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável. A proposta do artigo destina-se a avaliar como os estudantes consumidores reagem à participação das empresas no ISE, quais são os reflexos para a imagem da organização, segundo a visão do estudante consumidor, e qual o papel do marketing ambiental neste contexto. É realizada pesquisa survey, com aplicação de questionário semi-estruturado, em uma amostra de estudantes do último ano dos cursos de administração e de publicidade e propaganda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que além de se tratar de consumidores, são prováveis futuros gestores que tomarão decisões importantes quanto à imagem de marca, desenvolvimento de ações ambientais e marketing de organizações. A investigação conclui que existe um gap entre o desempenho das empresas presentes na carteira do ISE, e o conhecimento do mesmo. É necessária a divulgação da participação no ISE para que ocorram ganhos de imagem e que os resultados sócio-ambientais possam ser concomitantes com resultados financeiros.

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e-ISSN: 2237-4418
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