Reflexos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) na Imagem das Empresas: uma Análise do Consumidor Consciente e do Marketing Ambiental

Autores

  • Gabriela Negrão de Figueiredo
  • Regilane Lacerda Abreu
  • Alexandre Luzzi Las Casas

Resumo

O Índice de Sustentabilidade Empresarial, ISE, é um indicador que reúne 32 empresas cujas ações estão entre as 150 mais negociadas na Bovespa e se destacam pela atuação na área de responsabilidade social e ambiental, medidas por meio de questionário e avaliação realizada pela Bovespa de acordo com os critérios: economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável. A proposta do artigo destina-se a avaliar como os estudantes consumidores reagem à participação das empresas no ISE, quais são os reflexos para a imagem da organização, segundo a visão do estudante consumidor, e qual o papel do marketing ambiental neste contexto. É realizada pesquisa survey, com aplicação de questionário semi-estruturado, em uma amostra de estudantes do último ano dos cursos de administração e de publicidade e propaganda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que além de se tratar de consumidores, são prováveis futuros gestores que tomarão decisões importantes quanto à imagem de marca, desenvolvimento de ações ambientais e marketing de organizações. A investigação conclui que existe um gap entre o desempenho das empresas presentes na carteira do ISE, e o conhecimento do mesmo. É necessária a divulgação da participação no ISE para que ocorram ganhos de imagem e que os resultados sócio-ambientais possam ser concomitantes com resultados financeiros.

Biografia do Autor

Gabriela Negrão de Figueiredo

Gabriela Negrão de Figueiredo é mestranda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. É pesquisadora do GESC³ – Grupo de Estudos de Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo.

Regilane Lacerda Abreu

Regilane Lacerda Abreu é mestranda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Alexandre Luzzi Las Casas

Alexandre Luzzi Las Casas é doutor em Administração pela FGV e mestre em Administração pela PUC SP; é professor titular da PUC-SP junto ao Programa de Estudos Pós-graduados em Administração e ao Departamento de Administração.

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Como Citar

de Figueiredo, G. N., Abreu, R. L., & Las Casas, A. L. (2011). Reflexos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) na Imagem das Empresas: uma Análise do Consumidor Consciente e do Marketing Ambiental. Pensamento &Amp; Realidade, 24(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7073

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Artigos