Dividendos, Informação Assimétrica e Conflito de Agência: Comparação entre o Novo e o Mercado Tradicional

Autores

  • Luiz Maurício Franco Moreiras
  • Elmo Tambosi Filho
  • Fabio Gallo Garcia

Resumo

A informação é vital para garantir a harmonia entre as partes constituintes do mercado de capitais. O valor da informação é reconhecido e apreciado por todos no mundo contemporâneo. Embora cada indivíduo a interprete de maneira impar, o acesso a esta se faz imperativo para um funcionamento mais eficiente e equânime dos mercados. A falta de comunicação ou a obscuridade sobre o bem comercializado resulta no surgimento de graus diferenciados de informação (informação assimétrica) que pode inviabilizar o negócio, ou torná-lo extremamente oneroso. Portanto, faz-se necessário estudar a assimetria informacional do mercado de capital brasileiro, pois sua maior compreensão se relaciona com o desenvolvimento do próprio sistema financeiro. O presente trabalho testou a informação assimétrica no mercado tradicional da BOVESPA e nos mercados com governança corporativa diferenciada. A informação assimétrica foi testada de várias formas e apontou à queda da informação assimétrica nas empresas com práticas adicionais de governança corporativa.

Biografia do Autor

Luiz Maurício Franco Moreiras

Luiz Maurício Franco Moreiras é doutorando em Finanças pela EAESP/FGV. Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Elmo Tambosi Filho

Elmo Tambosi Filho é doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Pós-Doutorado pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (2007). É pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina e Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina

Fabio Gallo Garcia

Fabio Gallo Garcia é doutor em Finanças pela EAESP-FGV. Professor de Finanças da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) e Professor de Finanças da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Downloads

Edição

Seção

Artigos