Os Sentidos da África nas Expressões da Marca Amarula

Autores

  • Flávia Ponte B.S. Costa
  • Luzení P. Borges
  • Clotilde Perez

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar as expressões da marca Amarula a partir do método semiótico desenvolvido por Charles Peirce (1977) e das interfaces com o quadrado semiótico proposto por Greimas no que se refere aos efeitos de sentido potencialmente gerados para os intérpretes da marca. É possível evidenciar após a análise, que os signos africanos estão expressos nas diferentes manifestações da marca Amarula, como a identidade visual, o design da embalagem, o rótulo e a publicidade, por meio de cores emblemáticas, presença de símbolos de reconhecimento imediato e da linguagem mística. A integração desses signos gera efeitos de sentido que se relacionam ao universo signico africano, tornando a marca Amarula uma expressão internacional da identidade local.

Biografia do Autor

Flávia Ponte B.S. Costa

Flávia Ponte B.S.Costa é Economista formada pela FEA USP e em Comunicação Social pela ESPM com pós graduação em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini – Escola Politécnica USP e MBA em Varejo pela FIA – USP. É mestranda em Gestão Integrada das Organizações na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. jfrcosta@uol.com.br

Luzení P. Borges

Luzeni P. Borges é Administradora de Empresas formada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). É pós-graduada em Administração de Empresas com ênfase em Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e especialista em Marketing com MBA pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. É também, mestranda em Gestão Integrada das Organizações na Pontifícia Universidade Católica de Sâo Paulo (PUC-SP). lpborges@uol.com.br

Clotilde Perez

Clotilde Perez é Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP. Pós-doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, Espanha, com bolsa da Fundación Carolina. Doutora em Semiótica e Mestre em Administração de Marketing pela PUC SP. Professora da ECA – USP no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e no curso de Publicidade. Professora da PUC SP junto ao departamento de Administração – FEA. Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. cloperez@terra.com.br

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