CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE MULHERES GESTORAS EM EMPRESAS DE MÉDIO E GRANDE PORTE

Autores

  • Luciana Lima Campos UFPA
  • Angela Christina Lucas FEA USP
  • Andre Luiz Fischer FEA USP

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar como está sendo construída a identidade sócio-profissional das mulheres que superaram as barreiras do fenômeno chamado “teto de vidro”. As mulheres entraram com maior intensidade no mercado de trabalho a partir da década de 60 e esse fato ocasionou impactos profundos na sociedade, como diminuição do número de filhos por família e aumento da escolaridade feminina. Em termos de legislação trabalhista, as leis foram se adaptando a essa nova força de trabalho que começou a crescer nas organizações. Embora as mulheres tenham conseguido algumas conquistas, os salários e promoções não são compatíveis com as de seus colegas homens. Para essa conquista, elas devem superar o teto de vidro, barreira invisível para níveis hierárquicos mais altos, e nesse processo, elas vão construindo e reconstruindo sua identidade. Para a construção da identidade profissional das mulheres, assuntos com utilização de referências masculinas e conflitos entre a vida pessoal e profissional aparecem de maneira constante. Por meio de entrevistas semi-estruturadas com seis mulheres que ocupam cargo de gestão, pertencentes a empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, foram coletados relatos auto biográficos de suas trajetórias profissionais. A análise crítica dos discursos permitiu identificar que, em geral, as identidades dessas gestoras são fortemente determinadas pelo papel profissional, sendo construídas coletivamente a partir da resistência à lógica de dominação estabelecida pelos princípios tradicionais do patriarcado.

Biografia do Autor

Luciana Lima Campos, UFPA

Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas/RJ, pós graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos/UNIFMU/SP e especialista em Gestão e Planejamento do Desenvolvimento Regional/UFPA. Carreira desenvolvida na área industrial e acadêmica. Áreas de atuação: Gestão de Recursos Humanos, Planejamento Estratégico e Gestão da Qualidade.

Angela Christina Lucas, FEA USP

Administradora, mestre em administração e doutoranda em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pesquisadora do Programa de Gestão de Pessoas da Fundação Instituto de Administração (PROGEP-FIA) e professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Andre Luiz Fischer, FEA USP

Professor Doutor e coordenador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Ciências Sociais e Doutor em Administração de Empresas pela FEA-USP. Coordenador de projetos de pesquisa e consultoria e do Curso MBA em Recursos Humanos da Fundação Instituto de Administração (FIA). Principais áreas de atuação: Tendências de Mudança e Novos Modelos em Gestão de Recursos Humanos, Pesquisa e Gestão da Cultura e do Clima Organizacional; Concepção e Coordenação de Programas de Desenvolvimento de Executivos, Pesquisa e Modelagem de Sistemas de Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Edição

Seção

Artigos