PROCESSOS DE MOVIMENTOS DE SIGNIFICADOS SIMBÓLICOS NO CONSUMO ALIMENTAR

Autores

  • Nicolás Llano Linares ECA USP
  • Eneus Trindade

Resumo

Os bens de consumo carregam e comunicam significados culturais moventes que estão em constante transformação. No percurso de movimento de significados apresentado por Grant McCracken (2003) há duas instituições que exemplificam a transferência simbólica: a publicidade e o sistema de moda.  Defende-se aqui, que o sistema alimentar funciona de modo semelhante ao sistema de moda. Este artigo pretende atualizar os instrumentos, agentes e rituais do modelo teórico proposto por McCracken, aplicando-o ao sistema alimentar

Biografia do Autor

Nicolás Llano Linares, ECA USP

Publicitário, formado na Universidade Jorge Tadeo Lozano de Bogotá-Colômbia, com experiência na área de pesquisa de consumo. Atualmente é mestrando do Curso de comunicação da ECA/USP. Bolsista convênio PEC-PG do CNPq;

Eneus Trindade

Professor Adjunto da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP. Possui Pós-Doutrado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal. Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e graduado em Publicidade e Propaganda pela Univesidade Federal de Pernambuco. Vice-coordenador do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).

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Publicado

2011-12-07

Edição

Seção

Artigos