Câmbio e Emprego: O Brasil Depois do Real

Autores

  • Airton Gustavo dos Santos

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar a possível relação entre apreciação cambial e emprego, no Brasil, a partir da edição do Plano Real até o ano de 2007. Para tanto, é necessário conhecer o comportamento das taxas de juros, da política tributária e os objetivos de mais curto prazo da política econômica do governo. A atual valorização do Real frente ao Dólar norte-americano, tida por muitos analistas econômicos como exagerada e prejudicial ao desenvolvimento da indústria, constitui um tema polêmico que encontra opiniões diferentes, tanto na academia quanto nas instituições que representam os vários setores produtivos nacionais que mantêm relações comerciais com outros países. O presente estudo apresenta dados estatísticos que permitem uma análise com a maior isenção possível da questão apresentada.

Biografia do Autor

Airton Gustavo dos Santos

Airton Gustavo dos Santos é economista graduado pela FEAUSP e pós-graduado em Economia Política pela FEA-PUC-SP, técnico do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) e professor da Faculdade São Luís.

Downloads

Como Citar

Santos, A. G. dos. (2012). Câmbio e Emprego: O Brasil Depois do Real. Pensamento &Amp; Realidade, 22. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8297

Edição

Seção

Artigos