As Implicações Éticas do Estágio Curricular na Formação de Professores

Autores

  • Helena Maria dos Santos Felício
  • Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani

Palavras-chave:

Ética, estágio curricular, formação de professores, prática pedagógica de professores

Resumo

Este artigo trata sobre as implicações éticas do estágio curricular nos cursos de graduação, com ênfase na dimensão relacional existente entreos professores e os acadêmicos neste momento de sua formação. Esta relação extrapola os limites da simples observação para avançar na direção da compreensão dos saberes construídos por esses professores na sua ação de ensinar.Além da dimensão relacional, outro aspecto importante considerado na questão sobre a ética é a forma como acontecem os estágios curriculares, muitas vezes centrados nos aspectos técnico-burocráticos, focados no controle do cumprimento de horas e preenchimento de relatórios. O texto aponta para a possibilidade de superação dessa dualidade, com uma reflexão que contemple a ética como eixo norteador para a realização do Estágio Curricular.

Biografia do Autor

Helena Maria dos Santos Felício

Helena Maria dos Santos Felício é mestra e doutoranda em Educação: Currículo, pela PUC-SP e docente na Universidade Federal de Alfenas – MG.

Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani

Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani é mestra e doutoranda em Educação: Currículo, pela PUC-SP, Supervisora Escolar na RME-SP e docente na Faculdade São Luís.

Downloads

Edição

Seção

Artigos