A reestruturação do sistema financeiro brasileiro na década de 1990: concentração e internacionalização bancária

Autores

  • Elvis Haroldo Tinti
  • Verenice Pavan Garcia Abdulmacih

Palavras-chave:

Sistema Financeiro, reestruturação, regulação, concentração, internacionalização.

Resumo

Este artigo analisa as mudanças ocorridas na década de 1990, após a adoção de algumas premissas baseadas no Consenso de Washington, que influenciaram diretamente a reestruturação do Sistema Financeiro Brasileiro. Para tanto, procura-se demonstrar que, de maneira geral, a década de 1990 foi marcada por um intenso processo de reestruturação onde foram criadas novas regras para a regulação do setor bancário, principalmente após a implementação do Plano Real, que contribuíram para importantes transformações no sistema financeiro brasileiro. A partir do Marco Regulatório, com o auxílio de programas de saneamento, implementados pelo governo (PROER e PROES), começaram a ocorrer modificações importantes no sistema bancário brasileiro. Estes programas somados à competitividade a que o sistema bancário encontrava-se, no período pós-real, colaboraram para uma substancial redução na participação do segmento público no sistema bancário e um processo que aprofundou a sua concentração como um todo, além do afrouxamento nas barreiras à entrada do capital estrangeiro, levando a um aumento expressivo na participação internacional no mercado doméstico.

Biografia do Autor

Elvis Haroldo Tinti

Elvis Haroldo Tinti é aluno da Faculdade de Economia e Administração do Centro Universitário Fundação Santo André — FSA.

Verenice Pavan Garcia Abdulmacih

Verenice Pavan Garcia Abdulmacih é graduada em Economia pela Faculdade São Luís, mestre em Economia pela PUC-SP e professora da Faculdade de Economia e Administração do Centro Universitário Fundação Santo André — FSA.

Downloads

Edição

Seção

Artigos