Os Trabalhos de Conclusão de Curso e a interdisciplinaridade: da teoria à prática

Autores

  • Adriana Gomes de Freitas
  • Sandra Maria Pinto Magina
  • Mauro Maia Laruccia
  • Getulio de Sousa Nunes
  • Marcos Cordeiro Pires

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, ensino de Administração, Trabalho de Conclusão de Curso, formação do administrador

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar o grau de interdisciplinaridade existente nas monografias de conclusão da graduação em Administração em São Paulo. O artigo inicia com uma discussão sobre o significado e a necessidade do trabalho de conclusão de curso (aqui discutidas apenas as monografias), trazendo reflexões tanto de autores consagrados na área, quanto das recomendações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, exposta última versão, de 2004. Na seqüência, há uma revisão teórica sobre a interdisciplinaridade e seu papel na formação do administrador, discutindo a diferença conceitual entre trans e interdisciplinaridade. Para abordar a questão empiricamente, foi realizado um estudo com análise de 45 monografias advindas de três instituições de ensino superior — 15 de cada — nas quais buscou-se identificar se a interdisciplinaridade estava contemplada e em que grau. A pesquisa verificou que não há uma preocupação em atender tal aspecto, embora tenham sido identificadas algumas (poucas) intersecções disciplinares. Concluindo, há um descompasso entre o que é sugerido pelo CNE e o que é efetivamente desenvolvido nas monografias de final de curso.

Biografia do Autor

Adriana Gomes de Freitas

Adriana Gomes de Freitas é pós-doutora em Administração pela FEA/USP e doutora em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, professora da Faculdade de Administração do Estado de São Paulo e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa no Ensino de Ciência da Administração — NUPECA.

Sandra Maria Pinto Magina

Sandra Maria Pinto Magina é doutora em Educação Matemática pela University of London e mestre em Psicologia pela UFPE, é professorada PUC-SP e da Faculdade de Administração do Estado de São Paulo e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa no Ensino de Ciência da Administração — NUPECA.

Mauro Maia Laruccia

Mauro Maia Laruccia é doutor em Comunicação e Semiótica e mestre em Administração pela PUC-SP, professor da Faculdade São Luís, da Faculdade de Administração do Estado de São Paulo e das Faculdades Integradas Campos Salles, é pesquisador do Núcleo de Pesquisa no Ensino de Ciência da Administração — NUPECA.

Getulio de Sousa Nunes

Getulio de Sousa Nunes é doutor em Educação pela UNIMEP e mestre em Engenharia Elétrica pelo Mackenzie, professor da Faculdade de Administração do Estado de São Paulo e das Faculdades Integradas Campos Salles, é pesquisador do Núcleo de Pesquisa no Ensino de Ciência da Administração — NUPECA.

Marcos Cordeiro Pires

Marcos Cordeiro Pires é doutor e mestre em História Econômica pela USP, professor da Faculdade de Administração do Estado de São Paulo, é pesquisador do Núcleo de Pesquisa no Ensino de Ciência da Administração — NUPECA.

Downloads

Edição

Seção

Artigos