Ensino fundamental em ambiente privilegiado em TI. Estudo de caso em tradicional colégio paulistano

Autores

  • Roberto Correia de Melo

Palavras-chave:

Capital social, capital cultural, símbolos, ensino fundamental, teorias cognitivas, ensino centrado no aluno, metodologias de aula, mudanças no ensino fundamental com o uso de TI

Resumo

O gradativo incremento no uso de computadores e das Tecnologias da Informação (TI) pela sociedade também ocorre nas salas de aula do ensino fundamental de um tradicional colégio paulistano? Ao longo dos últimos 5 anos, essa utilização aumentou e introduziu algum fator pedagógico significativo nas aulas desse colégio? Novas práticas e/ou metodologias de ensino e aprendizagem estariam surgindo para adequarem-se ao novo ambiente rico em TI? Novos papéis estariam sendo, aos poucos, desempenhados por docentes e alunos? Novas formas de relacionamento entre eles estariam surgindo? Essas são as questões que buscamos responder nesse artigo, com base em uma breve revisão teórica sobre capital cultural, capital social, símbolos, teorias cognitivas, práticas de ensino centradas no professor ou centradas no aluno, concluindo com a apresentação e análise dos resultados de estudo de caso realizado em um tradicional colégio paulistano em 2005, comparando alguns dos dados levantados com os obtidos em 2000, nessa escola, quando da aplicação do mesmo questionário.

Biografia do Autor

Roberto Correia de Melo

Roberto Correia de Melo é bacharel em Matemática Aplicada pela Fundação Santo André-SP, mestre em Ciências Humanas pela Universidade São Marcos-SP e doutorando em Tecnologia Nuclear — Aplicações, pelo IPEN-USP-SP. É, também, executivo, docente em Informática e dirigente de IES.

Downloads

Edição

Seção

Artigos