Formação do professor pesquisador: desafio à Pós-graduação Lato Sensu

Autores

  • Adriana Rocha Bruno
  • Lucila Pesce
  • Mônica Cairrão Rodrigues

Palavras-chave:

Formação docente, pesquisa, tecnologias

Resumo

O presente estudo pretende considerar sobre a possível contribuição dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em educação à formação de professores, situados como agentes de mudança no âmbito educacional. Para tanto, tece breves considerações sobre a formação docente no atual momento histórico, com destaque para a perspectiva crítico-reflexiva pós-formal; delineia os princípios e propósitos do curso de pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias Aplicadas à Educação, da Faculdade São Luís — SP e analisa três monografias que, no entender das autoras, evidenciam projetos educacionais inovadores. A análise explicita a transcendência que um trabalho monográfico permite ao professor pesquisador: voltar-se sobre sua prática docente — à luz do aporte teórico construído ao longo do curso de pós-graduação em educação Lato Sensu — e nela buscar um significado, que vai além do usualmente pensado em sua prática cotidiana.

Biografia do Autor

Adriana Rocha Bruno

Adriana Rocha Bruno é mestre e doutoranda em Educação/Currículo na PUC-SP, pesquisadora em programas de Educação à Distância, professora do Pós-Graduação da Faculdade São Luís e Universidade São Judas e do curso de Tecnologias e Mídias Digitais da PUC-SP.

Lucila Pesce

Lucila Pesce é mestre e doutora em Educação/Currículo pela PUC-SP, professora da Pós-Graduação da Faculdade São Luís, dos cursos de Pedagogia e Tecnologias e Mídias Digitais da PUC-SP.

Mônica Cairrão Rodrigues

Mônica Cairrão Rodrigues é pedagoga pela USP, mestre em Administração pela PUC-SP, coordenadora da Pós-Graduação e professora da Faculdade São Luís.

Downloads

Edição

Seção

Artigos