Qualidade do ensino numa instituição educacional de nível superior: um estudo de caso

Autores

  • Domingos Alves Corrêa Neto
  • Paulo Augusto Cauchick Miguel
  • Silvio Roberto Ignácio Pires

Palavras-chave:

Qualidade em serviços, educação superior, satisfação dos clientes, competitividade.

Resumo

A orientação para o cliente não é uma filosofia recente em marketing. Entretanto, alguns setores econômicos ainda não se sensibilizaram para esta tendência, principalmente no Brasil. Nos dias atuais, a integração qualidade-marketing tornou-se uma realidade nos modelos utilizados para medição da satisfação dos clientes, raramente utilizados no Brasil. O propósito deste artigo é analisar a percepção dos alunos sobre alguns atributos dos serviços oferecidos pela instituição de ensino superior em que estes estudam. Neste estudo de caso verificou-se a preocupação da instituição pesquisada em utilizar mecanismos efetivos para medir o grau de satisfação de seus alunos, ainda que os resultados obtidos estejam longe de serem considerados como ideais.

Biografia do Autor

Domingos Alves Corrêa Neto

Domingos Alves Corrêa Neto é doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba — UNIMEP; mestre em Engenharia de Produção pela Universidade do Minho, Braga, Portugal; administrador e consultor de empresas; coordenador da área de Humanas do campus Campo Limpo da Universidade Bandeirante de São Paulo — UNIBAN; professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade de Santo Amaro — UNISA.

Paulo Augusto Cauchick Miguel

Paulo Augusto Cauchick Miguel é professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção — FEMP — UNIMEP campus Santa Bárbara d’Oeste.

Silvio Roberto Ignácio Pires

Silvio Roberto Ignácio Pires é professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção — FEMP — UNIMEP campus Santa Bárbara d’Oeste.

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