A moderna teoria de finanças e a controvérsia sobre a hipótese de mercado eficiente e os modelos de precificação de ativos financeiros

Autores

  • Cristiano Gimenes
  • Rubens Famá

Palavras-chave:

Coeficiente beta, risco e retorno, mercado eficiente, Capital Asset Pricing Model

Resumo

Atualmente, a teoria financeira tem sido cada vez mais envolvida por estudos na área de risco. Um dos modelos conhecidos sobre risco é o Capital Asset Pricing Model (CAPM), proposto por William Sharpe em 1964. Os testes que dão suporte a este modelo são baseados na hipótese da eficiência dos mercados. Outro modelo também utilizado para o cálculo do risco de um ativo é a Arbitrage Pricing Theory (APT). Entretanto, tanto o CAPM quanto a APT têm sido fortemente criticados por vários acadêmicos da área. Este artigo é endereçado àqueles que se interessam pelo assunto e têm analisado as controvérsias que têm surgido recentemente.

Biografia do Autor

Cristiano Gimenes

Cristiano M. Gimenes é administrador de empresas, mestrando em Administração pela PUC-SP, professor de Matemática Financeira e Finanças, revisor técnico da Revista da Associação de Pós-graduandos da PUC-SP.

Rubens Famá

Rubens Famá é administrador de empresas, mestre e doutor em Administração pela FEA-USP, professor de Teoria da Administração Financeira dos programas de Pós-graduação em Administração e Ciências Contábeis da FEA-USP e FEA-PUC-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos