Fractais: obras de arte geradas por equações matemáticas

Autores

  • Prof. José Luiz U. de Petta
  • Profa. Júlia Harue S. de Petta

Palavras-chave:

Processo Iterativo, Atrator, Caos e Órbita

Resumo

O atual interesse pelo estudo dos fractais é muito mais que uma nova teoria no campo das ciências exatas. Além de belos efeitos visuais, há, por trás dessa beleza, uma profunda matemática. Desde os primeiros artigos de Pierre Fatou e Gaston Julia, somente com o advento da computação gráfica, através dos estudos de Benoit Mandelbrot, tornou-se possível visualizar graficamente o que acontece quando um computador é alimentado com equações matemáticas.

Biografia do Autor

Prof. José Luiz U. de Petta

Prof. José Luiz U. de Petta é engenheiro mecânico, pós-graduado em Matemática Educacional e professor titular da cadeira de Matemática I da Faculdade São Luís.

Profa. Júlia Harue S. de Petta

Profa. Júlia Harue S. de Petta é licenciada em matemática, mestranda em Tecnologias Aplicadas à Educação na UNIBAN e professora de Estatística na UNIBAN e UNIP.

Downloads

Como Citar

Petta, P. J. L. U. de, & Petta, P. J. H. S. de. (2012). Fractais: obras de arte geradas por equações matemáticas. Pensamento &Amp; Realidade, 3. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8596

Edição

Seção

Artigos