O papel da liderança no processo de mudança e aprendizagem organizacional: estudo multicaso nas empresas duradouras do setor metalmecânico de Marau, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-4418.2018v33i4p97-122Keywords:
Aprendizagem Organizacional, Liderança, Mudança Organizacional.Abstract
As organizações contemporâneas precisam adaptar-se ao ambiente para se manterem competitivas e inovadoras no mercado. Diante disso, a competitividade das organizações está condicionada à capacidade de gestores e líderes perceberem a mudança e agirem no sentido de adaptar suas organizações adequadamente. Portanto, para que estas sejam duradouras são necessários líderes capazes de enfrentar a mudança, estabelecer objetivos claros, transformar o comportamento da equipe e desenvolver novas capacidades individuais e coletivas dentro de um processo contínuo de aprendizagem. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo investigar o papel da liderança no processo de mudança e aprendizagem organizacional nas empresas duradouras do setor metalmecânico de Marau, RS, Brasil. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória qualitativa, utilizando abordagem multicaso, com entrevista individual em profundidade como técnica de coleta de dados. Foram entrevistados o líder e seguidor direto das três empresas mais duradouras do setor pesquisado, identificadas como Alfa, Beta e Gama, com 50, 40 e 22 anos de existência, respectivamente. As principais contribuições do estudo referem-se ao papel da liderança no processo de mudança e aprendizagem. Os resultados sugerem que, no processo de mudança, o líder contribui pelo exemplo, humildade, empatia, motivação, orientação, convencimento, comunicação, controle e envolvimento. Quanto ao processo de aprendizagem, o líder contribui ao propiciar situações de crescimento pessoal, preparar alguém para substituí-lo, estimular o compartilhamento da experiência individual e organizar ações de aquisição e nivelamento do conhecimento entre os membros da equipe.References
ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. Organizational learning II: Theory, method and practice. Reading, MA: Addison-Wesley, 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
BASS, B. M. Leadership and performance beyond expectations. New York: Free Press, 1985.
_______. Bass and Stogdill's handbook of leadership. New York: Free Press, 1990.
_______. Two decades of research and development in transformational leadership. European Journal of Work and Organizational Psychology, v. 8, p. 9-32, 1999.
_______. Does the transformational: transactional leadership paradigm transcend organizational and national boundaries? American Psychology. v. 52, p. 130-139, 1997.
_______; AVOLIO, B. J.; JUNG, D.; BERSON, Y. Predicting unit performance by assessing transformational and transactional leadership. Journal of Applied Psychology, v. 88, p. 207–218, 2003.
_______; AVOLIO, B. J.; MLQ multifactor leadership questionnaire technical report. Thousand Oaks: Sage Publications, 2000.
BENNIS, W. G.; NANUS, B. Líderes: estratégias para assumir a verdadeira liderança. São Paulo: Harbra, 1988.
BERSON, Y; AVOLIO, B. Transformational leadership and the dissemination of organizational goals: a case of a telecommunication firm. Leadership Quarterly, v. 15, p. 625–646, 2004.
BOURNE, L.; WALKER, D. Visualizing and mapping stakeholder influence. Management Decision, v. 43. p. 649−660, 2005.
CALDWELL, R. Leadership and Learning: A Critical Reexamination of Senge’s Learning Organization. Springer Science, v. 25, p. 39-55, 2012.
CASIMIR, G. Combinative aspects of leadership style. The ordering and temporal spacing of leadership behaviors. Leadership Quarterly, v. 12, p. 245-278, 2001.
COLLINS, J. C. Level 5 leadership: the triumph of humility and fierce resolve. Harvard Business Review, 5831, 2001.
COOPER, D.; SCHINDLER, P. Método de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
COVEY, S. T. Liderança baseada em princípios. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DAVIS, D.; DALEY, B. J. The learning organization and its dimensions and Keys factors in firm’s performance. Human Resource Development, v. 11, p. 51-66, 2008.
DE GEUS, A. A empresa viva. Tradução de Lenke Peres. Rio de Janeiro: Campus, 1999. Tradução de The Living Company.
DEVIE, T. J; WIDJAJA, D. C. The relationship between non-financial performance and financial performance using balanced scorecard framework. A research in cafe and restaurant sector. International Journal of Innovation, Management and Technology, v. 5, p. 614-618.
FIOL, C. M.; LYLES, M. A. Organizational learning. Academy of Management Review, v. 10, p. 803-813, 1985.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FREEMAN, R. E.; STONER, J. A. F. Administração. ed. 5. Rio de Janeiro: Afiliada, 1982.
GALBRAITH, J.; LAWLER III, E. E. Desafios à ordem estabelecida. In: Organizando para competir no futuro. Rio de Janeiro, Makron Books, 1995.
GARCÍA-MORALES, V. J; JIMÉNEZ-BARRIONUEVO, M. M; GUTIÉRREZ-GUTIÉRREZ, L. Transformational leadership influence on organizational performance through organizational learning and innovation. Journal of Business Research, v. 65, p. 1040-1050, 2012.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GOLEMAN, D. What makes a leader? Harvard Business Review, v. R0401H, p. 82-91, 2004.
GOODSTEIN, J.; BOEKER, W.. Turbulence at the top: A new perspective on governance structure changes and strategic change. Academy of management Journal, v. 34, p. 304-330, 1991.
HAIR JR., J. F.; et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Tradução: Lene Belon Ribeiro. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HEROLD, D. M., FEDOR, D. B.; CALDWELL, S.; LIU, Y. The effects of change and transformational leadership on employees’ commitment to change: A multilevel study. Journal of Applied Psychology, v. 93, p. 346–357, 2008.
HIGGS, M. J.; ROWLAND, D. What does it take to implement change successfully? A study of the behaviors of successful change leaders. Journal of Applied Behavioral Science, v. 47, p. 309–335, 2011.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Using the balanced scorecard as a strategic management system. Harvard Business Review, v. 74, p. 75-85, 1996.
KIM, L. Crisis construction and organizational learning: Capability building in catching-up at Hyundai Motor. Organization Science, v. 9, p. 506-521, 1998.
KOTTER, J. P. COHEN, D. S. O coração da mudança. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
_______. Leading change: why transformation efforts fail. Harvard Business Review, v. 73, p. 59−67, 1995.
_______. Leading change: why transformation efforts fail. Harvard Business Review, v. 4231, 2000.
KOUZES, J. M.; POSNER, B. Z. O desafio da liderança. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
LEBAN, W.; ZULAUF, C. Linking emotional intelligence abilities and transformational leadership styles. Leadership and Organizational Development Journal. v. 25, p. 554–564, 2004.
LEVITT, B.; MARCH, J. G. Organizational learning. Annual Review of Sociology, v.14, p. 319-340, 1988.
MARQUARDT, M. J. Building the learning organization: A system approach to quantum improvement and global success. New York: McGraw-Hill, 1996.
MEYER, J. P., ALLEN, N. J. Commitment in the workplace: Theory, research and application. London: Sage, 1997.
MIRKAMALI, S. M.; THANI, F. N; ALAMI, F. Examining the role of transformational leadership and job satisfaction in the organizational learning of an automotive manufacturing company. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 29, p. 139-148, 2011.
MORAES, R. Um experiência de pesquisa coletiva: introdução a análise de conteúdo. In: GRILLO, M. C.; MEDEIROS, M. F. (orgs.). A construção do conhecimento e sua mediação metodológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.
NADLER, D. A.; TUSHMAN, M. L. Beyond the charismatic leader: Leadership and organizational change. California Management Review, v. 32, p. 77-97, 1990.
NEIVA, E. R. Percepção da mudança organizacional: O papel das atitudes e das características organizacionais. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
NONAKA I. The knowledge-creating company. Harvard Business Review, p. 96-104, 1991.
NORDIN, N. The influence of leadership behavior and organizational commitment on organizational readiness for change in a higher learning institution. Asia Pacific Education Review, v. 13, p. 239-249, 2012.
OLSON, D. A.; TETRICK, L. E. Organizational restructuring: The impact of role perceptions, work relationships and satisfaction. Group and Organization Studies, v. 13, p. 374-389, 1988.
RAUCH, D. F.; BEHLING, O. Functionalism: basis for alternate approach to the study of leadernship. Elmsford New York. Pergamon Press, 1984.
RICHARDS, D.; ENGLE, S.; After the Vision: Seggesttions to Corporate Visionaries and Vision Champions. In: ADAMS, J. D., Transforming Leadership Alexandria, VA: Miles River Press, p. 188-214, 1986.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SCHEIN, E. H. Guia de sobrevivência da Cultura Corporativa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.
_______. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.
_______; Organizational culture and leadership (2nd ed.). San Francisco: Jossey-Bass, 1992.
SENGE, P. M. et al. A quinta disciplina. São Paulo. Editora Best Seller, 1990.
SOUZA, M. G. S.; VASCONCELOS, L. C.; BORGES-ANDRADE, J. E. Pesquisa sobre mudança nas organizações: a produção brasileira em micro comportamento organizacional. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 9, p. 32-46, 2009.
TICHY, N. M.; DEVANNA, M. A. The Transformational Leader. New York: Addison Wiley, 1986.
VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
YUKL, G. A. Leadership in organizations. 6th ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall, 2006.
_______. Leadership in organizations. ed. 4. New Jersey: Printice-Hall, 1998.
ZALEZNIK, A. Managers and leaders: are they different? Harvard Business Review, p. 74-81, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.