Preços em organizações sem fins lucrativos: o caso de uma espécie bandeira

Autores/as

  • Marcelo Barbieri Campomar Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Guilherme Shiraishi Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Palabras clave:

preços, custos, organizações ambientalistas

Resumen

O presente artigo teve como objetivo discutir e estudar a problemática de preço dentro de um escopo voltado para as organizações sem fins lucrativos por meio de uma discussão teórica e de um estudo de caso. A discussão teórica tratou sobre as decisões de preço baseadas em três enfoques: custos, condições de oferta e demanda do mercado e pelas opções estratégicas da organização. O trabalho de campo possuiu um caráter exploratório e qualitativo, no qual se empregou o método do estudo de caso. A unidade de análise foi uma entidade ambientalista que visa a proteção de um ecossistema por meio de uma espécie bandeira. O trabalho de campo apresentado contribuiu como um reforço na discussão de precificação existente na literatura no que se refere às três abordagens de formação de preços e permitiu a comparação entre a teoria e a prática. Por fim, as análises realizadas trouxeram novos insights para possíveis estudos futuros sobre como estas atividades podem ser realizadas nas organizações sem fins lucrativos.

Biografía del autor/a

Marcelo Barbieri Campomar, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Marketing

Guilherme Shiraishi, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Marketing

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Publicado

2015-10-19

Cómo citar

Campomar, M. B., & Shiraishi, G. (2015). Preços em organizações sem fins lucrativos: o caso de uma espécie bandeira. Pensamento &Amp; Realidade, 30(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/24715