VALOR PERCEBIDO PELO O COOPERADO: UTILIZANDO UMA ESCALA DE MENSURAÇÃO NA UNICRED CENTRO PARAIBANA

Autores/as

  • Allan Carlos Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB
  • Aldecir Chagas Pereira UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB
  • Ângela Maria Cavalcanti Ramalho UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB
  • Waleska Silveira Lira UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

Resumen

Diante das várias transformações ocorridas nos últimos tempos, o relacionamento com o cliente vem ganhando grande força, se antes, a maior preocupação era saber qual produto ou serviço disponibilizar para o mercado, hoje, diante de tantos produtos e serviços semelhantes, as empresas estão totalmente centradas nos clientes. O presente estudo tem como objetivo mensurar o valor percebido pelo o cooperado da Unicred Centro Paraibana. Para tanto, realizou-se um survey, na qual foram entrevistados 120 clientes, por meio da utilização do modelo de Parente e Leocádio (2014), estruturado em quatro dimensões: segurança e solidez, qualidade operacional, comodidade e acesso e sacrifício monetário. O tema é relevante, e vem sendo bastante discutido tanto em trabalhos acadêmicos quanto em estratégias empresariais. Nesse estudo serão abordados os conceitos na visão dos principais autores considerados referência na área: Zeithaml (1988), Alves (2010), Kotler e Armstrong (2010), Gummesson (2010), Ruiz et al. (2008), Costa (2011), De Sarbo et al. (2001), Eggert e Ulaga (2002), Sheth, Newman e Gross (1991) e Churchill (1979). Após a análise dos dados, utilizando-se a análise fatorial exploratória, análise multivariada, análise de consistência interna através do alpha de cronbach, foi constatado que o valor percebido na prestação do serviço, a exerceram um impacto positivo e significativo na satisfação dos clientes. O resultado da pesquisa foi obtido através de escala que pode ser considerada satisfatória para mensuração do valor percebido, já que a mesma foi utilizada em estudos anteriores e serve de modelo para estudos futuros.

Biografía del autor/a

Allan Carlos Alves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

Professor titular do Departamentos de Ciências Contabéis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande (PB), Brasil

 

Aldecir Chagas Pereira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

Graduada em Administraçaõ pela UEPB 2016.

Ângela Maria Cavalcanti Ramalho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande(2011). Professora titular da Universidade Estadual da Paraíba, no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. Professora Permanente do Mestrado em Desenvolvimento Regional(UEPB). Coordenadora Adjunta do Mestrado em Desenvolvimento Regional - UEPB. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (UFCG).

Waleska Silveira Lira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Ciencias da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (2001), doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2008).

Publicado

2016-08-25

Cómo citar

Alves, A. C., Pereira, A. C., Ramalho, Ângela M. C., & Lira, W. S. (2016). VALOR PERCEBIDO PELO O COOPERADO: UTILIZANDO UMA ESCALA DE MENSURAÇÃO NA UNICRED CENTRO PARAIBANA. Pensamento &Amp; Realidade, 31(2), 69. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/27890