Apontamentos sobre axiologia, Ideologia e a ética do empreendedorismo

Autores/as

  • Diego Luiz Teixeira Boava Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciências Administrativas
  • Fernanda Maria Felício Macedo Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciências Administrativas

Palabras clave:

Axiologia, Ideologia, Empreendedorismo

Resumen

A percepção sobre o empreendedor vem sendo disseminada pela sociedade como o ente capaz de gerar riquezas, empregos e diversos outros benefícios econômicos; um super-herói ou motor da economia. Assim, constrói-se uma ideologia do empreendedorismo associada ao modo de produção capitalista. Diante dessa contextualização, pretende-se com este artigo evidenciar a real essência da ideologia do empreendedorismo, considerando a questão da axiologia deste fenômeno, seu processo de valoração. Isso será realizado com aporte filosófico a partir da redução fenomenológica, colocando entre parênteses o conhecimento pré-dado sobre o empreendedorismo. Busca-se, assim, um novo modo de acesso ao fenômeno, através de uma análise filosófica sobre a temática, de forma a contemplar possibilidades de compreensão da realidade e não somente sua explicação. Trata-se de um texto reflexivo e crítico, que apresenta o tema de forma a atingir a essência do fenômeno pesquisado no que tange a sua axiologia e ideologia. Por fim, revela-se que o empreendedorismo consiste em um tipo de atividade própria do homem, que vai além da visão tradicional. O empreendedorismo associado ao capital é apenas um tipo, sendo que sua visão como valor consiste em um indicativo de que a atividade possui uma boa ideologia, no sentido de buscar a emancipação do homem.

A percepção sobre o empreendedor vem sendo disseminada pela sociedade como o ente capaz de gerar riquezas, empregos e diversos outros benefícios econômicos; um super-herói ou motor da economia. Assim, constrói-se uma ideologia do empreendedorismo associada ao modo de produção capitalista. Diante dessa contextualização, pretende-se com este artigo evidenciar a real essência da ideologia do empreendedorismo, considerando a questão da axiologia deste fenômeno, seu processo de valoração. Isso será realizado com aporte filosófico a partir da redução fenomenológica, colocando entre parênteses o conhecimento pré-dado sobre o empreendedorismo. Busca-se, assim, um novo modo de acesso ao fenômeno, através de uma análise filosófica sobre a temática, de forma a contemplar possibilidades de compreensão da realidade e não somente sua explicação. Trata-se de um texto reflexivo e crítico, que apresenta o tema de forma a atingir a essência do fenômeno pesquisado no que tange a sua axiologia e ideologia. Por fim, revela-se que o empreendedorismo consiste em um tipo de atividade própria do homem, que vai além da visão tradicional. O empreendedorismo associado ao capital é apenas um tipo, sendo que sua visão como valor consiste em um indicativo de que a atividade possui uma boa ideologia, no sentido de buscar a emancipação do homem.

Biografía del autor/a

Diego Luiz Teixeira Boava, Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciências Administrativas

Professor adjunto na Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Administração (UFLA)

Fernanda Maria Felício Macedo, Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciências Administrativas

Professora adjunta na Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Administração (UFLA)

Publicado

2017-09-10

Cómo citar

Boava, D. L. T., & Macedo, F. M. F. (2017). Apontamentos sobre axiologia, Ideologia e a ética do empreendedorismo. Pensamento &Amp; Realidade, 32(2), 93. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/32492

Número

Sección

Artigos