CONSUMO SAGRADO OU SAGRADO CONSUMO? AS IMPLICAÇÕES DESSA SACRALIZAÇÃO NA HIERARQUIA DE VALORES.

Autores/as

  • Felippe Reis de Britto MADE - UNESA
  • Cecilia Queirós Mattoso MADE - UNESA

Palabras clave:

Consumo na Base da Pirâmide, Consumo Sagrado e Profano, Hierarquia de Gastos, Símbolos de Status.

Resumen

O presente estudo buscou entender os significados envolvidos na compra de uma camisa de clube de futebol por parte dos consumidores da base da pirâmide. Uma camisa oficial custa cerca de um terço do salário mínimo, portanto, como ficam as negociações e a hierarquia de gastos dentro de um orçamento doméstico com fortes restrições de renda? Este estudo, através de uma abordagem qualitativa, mostrou que a camisa do clube tem benefícios simbólicos tão fortes que justificam a sua prioridade na hierarquia de gastos. Outro achado foi o fato da compra ser planejada.  O estudo reforça o aspecto sagrado do consumo de bens esportivos e entende essas sacralidades como justificativa para o sacrifício de outras compras.

Biografía del autor/a

Felippe Reis de Britto, MADE - UNESA

mestre pelo MADE - UNESA

Cecilia Queirós Mattoso, MADE - UNESA

Doutora pela COPPEAD _ UFRJ Professora do departamento de Marketing do MADE - UNESA

Publicado

2019-03-05

Cómo citar

Britto, F. R. de, & Mattoso, C. Q. (2019). CONSUMO SAGRADO OU SAGRADO CONSUMO? AS IMPLICAÇÕES DESSA SACRALIZAÇÃO NA HIERARQUIA DE VALORES. Pensamento &Amp; Realidade, 33(2), 48–64. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/37895