A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS BACHARÉIS EM ADMINISTRAÇÃO NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU/PR

Autores/as

  • Tayanara Dias Centro Universitário Dinâmica da Cataratas (UDC)
  • Giuliano Silveira Derrosso

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2018v33i3p68-89

Resumen

A identidade profissional é um processo contínuo e inacabado marcado pela interação de múltiplos fatores, onde se entende que quando o aluno inicia o curso de administração ainda não possui formada sua identidade profissional, pois não tem certeza de sua carreira ou área a dar seguimento. A construção dela resulta de um continuo processo ao longo da vida, compreendendo que seu desenvolvimento é de forma dinâmica. Muitas vezes depende da permanência do indivíduo em determinado período em um cargo, onde irão atribuir lições e formar parte dele dentro deste processo. O principal objetivo desta pesquisa é desvelar a identidade profissional dos administradores nas diferentes áreas de atuação na cidade de Foz do Iguaçu/PR, a partir da realização de estudo sobre a evolução do trabalho do administrador em suas diferentes áreas, entrevistando profissionais da administração procurando compreender sua constituição perante sua profissão, e analisando os elementos de constituição da identidade profissional dos Bacharéis em Administração, suas dificuldades, desafios e desenvolvimento de carreira. Os procedimentos metodológicos utilizados serão de pesquisa aplicada com estratégia em estudo de campo, a partir do método qualitativo, onde servirão de instrumentos para a coleta dos dados entrevistas, bibliografias e documentos. Para análise foi utilizado o Software Iramuteq, onde a partir das entrevistas foram geradas a nuvem de palavras e análise de similitude, onde mostram as palavras mais ditas e quais são suas ligações com assuntos e demais palavras. A população entrevistada foram os bacharéis em administração dentro das áreas pública, privada, acadêmica e comercial. Na análise foi demonstrado que o indivíduo sofre grande influência durante sua vida acadêmica, tais quais quando ocorrem de maneira imparcial, o motivam a investir em sua carreira e vida profissional, mudando seus conceitos e adquirindo novos aprendizados, assim ele consegue crescer cada vez mais na vida e organização.

Biografía del autor/a

Giuliano Silveira Derrosso

Doutor em Sociedade, Cultura e Fronteiras (UNIOESTE), Mestre en Administração (UEM), Graduado em Psicologia e Administração. Professos dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC)

Publicado

2019-05-02

Cómo citar

Dias, T., & Derrosso, G. S. (2019). A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS BACHARÉIS EM ADMINISTRAÇÃO NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU/PR. Pensamento &Amp; Realidade, 33(3), 68–89. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2018v33i3p68-89