Como posso ajudar? O servidor público entre o mercado e a politéia.

Análise fílmica da série New Amsterdam à luz de conceitos ergológicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i3p.110-128

Palabras clave:

Gestão Pública, Espaço Tripolar, Debate de normas, Usos de si, Análise Fílmica

Resumen

Este artigo objetiva discutir, a partir da análise fílmica de cenas da primeira temporada da série New Amsterdam, os debates de normas e as dramáticas dos usos de si no serviço público, à luz dos conceitos ergológicos. Os movimentos de reforma da administração pública e a introdução dos modelos gerenciais da iniciativa privada no serviço público implicaram na transformação do Estado de Bem-Estar Social e na mudança da estratégia de atuação governamental no que diz respeito à alocação de recursos e à condução das políticas públicas (PAES DE PAULA, 2005, 2010). As mudanças provocadas estão intimamente relacionadas com os valores que norteiam as sociedades ditas capitalistas, mas não ocorrem de forma tranquila – embora sejam parte do processo histórico, tendo em vista a tensão entre valores dimensionáveis e sem dimensão (SCHWARTZ et. al., 2010b). Para o servidor público, que atua tanto como gestor quanto como prestador de serviços, resta o papel de agente na construção da história, assumindo a gestão, o lugar de decisor em relação a quais valores devem predominar na sua atividade de trabalho. As cenas analisadas, à luz da discussão teórica, apontam para a aplicabilidade do espaço tripolar, proposto por Schwartz et. al. (2010b), ao estudo dos conflitos vivenciados por servidores públicos no contexto de valores globais e orientados mais para ajustes fiscais e austeridade do que para o bem comum.

Biografía del autor/a

Renata Kelly Alves Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Aluna do mestrado em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração do CEFET/MG. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Fundação João Pinheiro/MG. Assessora Estratégica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Lilian Bambirra de Assis, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

É professora do CEFET-MG e chefe do departamento de Ciências Sociais Aplicadas. Foi presidente da Fundação CEFET-MG e professora na Universidade Federal de Ouro Preto. É doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e atuou como coordenadora executiva da Certificação Ocupacional do Estado de Minas Gerais.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em recursos humanos e organizações, gestão pública, teoria crítica, economia da educação, certificação, estratégia e reestruturação.

Lívia Maria de Pádua Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2014), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2006), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora efetiva do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), leciona na graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA). Tem experiência na área de Administração e Contabilidade, atuando principalmente no seguinte tema: controladoria e gestão de custos; administração pública e contabilidade pública.

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Publicado

2021-10-19

Cómo citar

Alves Fonseca, R. K., Bambirra de Assis, L., & de Pádua Ribeiro, L. M. (2021). Como posso ajudar? O servidor público entre o mercado e a politéia. : Análise fílmica da série New Amsterdam à luz de conceitos ergológicos. Pensamento &Amp; Realidade, 35(3), 110–128. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i3p.110-128