Análise da Influência da Cultura Organizacional Sobre o Processo Criativo na Indústria da Moda

Autores/as

  • Lenice Eli Lunkes Scarpato Scarpato Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale
  • Vanessa Theis Universidade Feevale http://orcid.org/0000-0002-5100-7574

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2022v37i1p74-87

Palabras clave:

Cultura Organizacional; Criatividade; Processo Criativo; Indústria da Moda.

Resumen

Este artigo objetiva identificar os elementos da cultura organizacional que fomentam ou inibem a criatividade dos profissionais de áreas criativas, que atuam em empresas do setor coureiro-calçadista localizadas na região do Vale dos Sinos. Em termos metodológicos, optou-se pela abordagem qualitativa e estratégia de pesquisa de campo, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da análise textual. Como principais resultados, se evidenciou que os principais elementos que fomentam a criatividade são:  autonomia e liberdade para criar; comunicação; colaboração; d) responsabilidade e comprometimento; e) valorização do trabalho criativo; f) oportunidade para desenvolvimento e crescimento profissional. Como inibidores do processo criativo, encontrou-se: desvalorização de ideias; falta de oportunidade de desenvolvimento profissional; comodismo; falta de mão-de-obra qualificada; frustração com o trabalho; pressão pelo pouco tempo de criar; responsabilidade pelo sucesso das vendas; pressão pelos custos de produção; multifuncionalidade do designer de moda.

Biografía del autor/a

Lenice Eli Lunkes Scarpato Scarpato, Universidade Feevale

Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feeale. Bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006).

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e Pesquisador do PPG em Qualidade Ambiental e do Mestrado em Indústria Criativa na Universidade Feevale.

Vanessa Theis, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Qualidade Ambiental e Bacharel em Adminsitração de Empresas pela Unversidade Feevale.

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Publicado

2023-04-07

Cómo citar

Scarpato, L. E. L. S., Schreiber, D. ., & Theis, V. (2023). Análise da Influência da Cultura Organizacional Sobre o Processo Criativo na Indústria da Moda. Pensamento &Amp; Realidade, 37(1), 74–87. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2022v37i1p74-87