A PERCEPÇÃO DE INVESTIDORES SOBRE O IMPACTO DAS NOTÍCIAS FALSAS NO MERCADO FINANCEIRO

Autores/as

  • Felipe Moulin Sader Pace Universidade FUMEC
  • Thiago Soares Nunes Universidade FUMEC http://orcid.org/0000-0002-1323-8160
  • Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro Universidade FUMEC
  • Wagner Luiz Silva Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i2.p1-20

Palabras clave:

Notícias falsas, Mercado financeiro, Investidores

Resumen

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de identificar os impactos gerados por notícias falsas no mercado financeiro. A pesquisa foi classificada como qualitativa e descritiva, realizada por meio de um questionário online respondido por 50 investidores ativos no mercado financeiro, e foi utilizado estatística descritiva e análise de conteúdo para análise das respostas. Os resultados demonstraram que as notícias possuem papel importante na tomada de decisão dos investidores no mercado e podem gerar graves consequências. Foi observado que investidores tendem a tomar decisões irracionais e estão sujeitos ao viés cognitivo a longo prazo, também, que esses são suscetíveis a erros coletivos através do “efeito manada” gerado por informações e dados compartilhados em grande escala. No entanto, acredita-se que na medida em que o indivíduo ganha experiencia e entende como o mercado funciona, ele evita cair em tais notícias manipuladoras, e em muitas vezes pode utilizá-las a seu favor.

Biografía del autor/a

Felipe Moulin Sader Pace, Universidade FUMEC

Graduado em Administração pela Universidade FUMEC.

Thiago Soares Nunes, Universidade FUMEC

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC (PDMA/FUMEC). Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Mestre em Administração pela UFSC. Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC. Graduação em Administração pela UFSC.

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC e Coordenadora e professora do Curso de Administração da Universidade FUMEC. Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC. Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias – FEAD. Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva.

Wagner Luiz Silva, Universidade FUMEC

Professor do curso de Administração da Universidade FUMEC, nas modalidades presencial e EaD. Doutorado em Administração pela Universidade FUMEC, Mestre em Administração pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Citas

ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal Of Economic Perspectives. Stanford, p. 211-236. abr. 2017.

ALVES, D. C. Estado e Sociedade na Era da Informação: a Relação entre as Transformações Sociais e as Novas Tecnologias da Informação na Contemporaneidade. 2016. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

ANTUNES, A. Qual é o impacto das notícias nos preços das Ações, Índice e Dólar? 2020. Disponível em: https://scalpertrader.com.br/impacto-das-noticias-nas-acoes-indicie-e-dolar/. Acesso em: 08 abr. 2021.

CARNEIRO, F. L. Fake news propagadas por meio digital no brasil: desafios para a governança e a gestão pública contemporânea. 2018. 74f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Administração Pública, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2018.

CARVALHO, M. F. C.; MATEUS, C. A. Fake news e desinformação no meio digital: análise da produção científica sobre o tema na área de Ciência da Informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 8, n. 2, 2018.

CHAGAS, A. C. Tomada de decisão no mercado financeiro: um estudo experimental do efeito disposição em profissionais de finanças. 2007. 69 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Mestrado Profissionalizante em Administração, Ibmec, Rio de Janeiro, 2007.

COSTA, D. F. Ensaios Sobre Vieses Cognitivos No Processo De Tomada De Decisão Gerencial. 2017. 214 f. Tese (Doutorado) - Curso de Em Administração, Área de Concentração Doutorado em Gestão de Negócios, Economia e Mercados, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.

CVM. Comissão de Valores Mobiliários. O papel da CVM. Disponível em: https://www.investidor.gov.br/menu/primeiros_passos/papel_CVM.html. Acesso em: 24 jun. 2021.

DELMAZO, C.; VALENTE, J. C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, Lisboa, v. 18, n. 32, p. 155-169, 2018. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100012&lng=pt&nrm=iso . acesso em 05 maio 2021.

Entrevista: o fenômeno das notícias falsas. Belo Horizonte: Revista Puc Minas, v. 17, 2018. Disponível em: http://www.revista.pucminas.br/materia/fenomeno-noticias-falsas/ . Acesso em: 03 jun. 2021

ESCOLA, Equipe Brasil. "Internet no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/internet-no-brasil.htm . Acesso em: 4 maio 2021.

FALCÃO, M. C. S. Análise de Sentimento de Notícias do Mercado Financeiro. 2020. 93f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Eletrônica e de Computação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

FAUSTINO, C. C. R. O impacto das notícias no mercado financeiro brasileiro. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Economia, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2013.

GIL, A. C. Método e Técnicas de Pesquisa Social.6.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GOMES, S. F.; PENNA, J. C. B. O.; ARROIO, A. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 26, e20018, 2020.

GRUBER, E.; ELTON, M. Modern Portfolio Theory and Investment Analysis. 5. ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 1995. 361 p.

HAUBERT, F. L. C.; LIMA, M. V. A.; HERLING, L. H. D. Finanças comportamentais: um estudo com base na teoria do prospecto e no perfil do investidor de estudantes de cursos stricto sensu da grande Florianópolis. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 5, n. 2, p. 171-199, 2012.

HOJI, M. Finanças da Família: o caminho para a independência financeira. São Paulo: Profitbooks, 1ed.2007.

KOGAN, S.; MOSKOWITZ, T. J.; NIESSNER, M. Fake News: Evidence from Financial Markets. 2018. 73f. Yale School of Management, New Haven, 2018.

LINTZ, A. C. Dinâmica de Bolhas Especulativas e Finanças Comportamentais: um estudo aplicado ao mercado de câmbio brasileiro. Tese (Doutorado) – São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

MCELHANEY, A. Fake News Creates Real Losses. 2018. Disponível em: https://www.institutionalinvestor.com/article/b1j2ttw22xf7n6/Fake-News-Creates-Real-Losses . Acesso em: 04 abr. 2021.

Mercado Financeiro: Conheça as instituições, tipos e saiba como funciona. Clear Corretora, 2016. Disponível em: https://blog.clear.com.br/mercado-financeiro/. Acesso em: 03 abr. de 2021.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

NETO, P. V. Estatística Dscritiva: Conceitos Básicos. Doc Player, 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/32503434-Paulo-vieira-neto-estatistica-descritiva-conceitos-basicos.html . Acesso em: 06 maio 2021.

OLIVEIRA, S. M. P. Disseminação da informação na era das fake news. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 8, n. 2, 2018.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

RAPOZA, K. Can 'Fake News' Impact The Stock Market? Forbes 2017. Disponível em https://www.forbes.com/sites/kenrapoza/2017/02/26/can-fake-news-impact-the-stock-market/?sh=62c1acf02fac .Acesso em 05 abril 2021

REIS, T. Hipótese do mercado eficiente: entenda mais sobre essa teoria. Suno Research, 2018. Disponível em https://www.suno.com.br/artigos/mercado-eficiente/ . Acesso em: 28 mar. de 2021.

SANTOS, J. O.; BARROS, C. A. S. What determines the financial decision-making: reason or emotion?. Review of Business Management, [S.l.], v. 13, n. 38, p. 7-20, 2011.

SHARPE, W. F. A simplified model for portfolio analysis. Management Science, v. 9, n. 2, p. 277-293, 1963.

SILVA, C. A. T.; CARVALHO, C. C.; NUNES, D. M. S. O que move o preço da ação? Uma abordagem sobre a influência das notícias no mercado acionário. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, [S.L.], v. 2, n. 3, p. 1, 2015.

TALEB, N. N. A lógica do cisne negro: o impacto do altamente improvável. Rio de Janeiro: Best Seller, 2009.

TAVARES, R. M. S. Efeitos de mudanças de ratings soberanos de países emergentes sobre o mercado acionário brasileiro. 2006. 113f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Administração, Puc Rio, Rio de Janeiro, 2006.

ZINDEL, M. T. L. Finanças comportamentais: o viés cognitivo excesso de confiança no julgamento em investidores e sua relação com bases biológicas. 2008. 174f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Moulin Sader Pace, F. ., Soares Nunes, T. ., Suely de Araújo Nery Ribeiro, J. ., & Luiz Silva, W. . (2024). A PERCEPÇÃO DE INVESTIDORES SOBRE O IMPACTO DAS NOTÍCIAS FALSAS NO MERCADO FINANCEIRO. Pensamento &Amp; Realidade, 38(2), 1–20. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i2.p1-20