O Trabalho Agrícola no Brasil: Educação e Determinantes do Acesso à Internet
Resumen
São investigados indicadores de educação e exclusão digital entre os trabalhadores agrícolas no Brasil e regiões em 2005, com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, segundo o local de residência: rural ou urbano. Utilizam-se métodos estatísticos exploratórios e modelos de regressão Logística. A distribuição de escolaridade não se diferencia entre residentes em domicílios rurais ou urbanos, mas apresenta diferenças regionais acentuadas. No Sul é muito superior relativamente ao País e regiões, e em especial em relação ao Nordeste e Norte do País. A exclusão digital é mais um aspecto a caracterizar as diferenças regionais no País. O acesso à internet entre os ocupados agrícolas é pequeno no Brasil, mas muito desigual entre as regiões, sendo bem maior em São Paulo, Sul e Centro-Oeste. A exclusão digital estimada pelo acesso à internet é maior entre os ocupados agrícolas residentes em áreas rurais do País, exceto no Sul. Tanto a educação como o acesso à Internet caracterizam-se como relevantes para a preservação das grandes disparidades regionais quanto ao desenvolvimento, ratificando a necessidade de adoção de políticas públicas regionais e setoriais diferenciadas visando reverter esse quadro.Descargas
Cómo citar
Figueiredo, N. M. S., & Corrêa, A. M. C. J. (2011). O Trabalho Agrícola no Brasil: Educação e Determinantes do Acesso à Internet. Pensamento &Amp; Realidade, 24(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7076
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