A marca diante das novas práticas midiáticas

Autores

  • Jean Charles Jacques Zozzoli

Resumo

O presente artigo discute a mudança de paradigma nos fazeres mercadológico e comunicacional, em especial publicitários, decorrente das novas práticas midiáticas que dizem respeito à informação, à persuasão e ao entretenimento, cada vez mais interativas num ambiente em que os consumidores alteraram sua atitude em relação à publicidade clássica e no qual ferramentas do tipo “site na web” já parecem tradicionais. Analisa o vínculo de parceria e exploração dos conteúdos da marca com seus públicos, como suporte convergente de identificação, personalização, contentamento e experiência, ao considerar ações que recuperam, adaptam, transformam procedimentos publicitários clássicos como o patrocínio e o merchandising, por exemplo, e inovam em performances revigoradas ou inéditas, conhecidas como branded content, brand content, advertainment, product placement, product integration, street marketing...

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jean Charles Jacques Zozzoli

Jean Charles Jacques Zozzoli é graduado em Propaganda e Marketing (Université de Franche-Comté – Besançon); Especialista em Linguística e Comunicação (UFAL); Mestre em Multimeios (UNICAMP); Doutor em Ciências da Comunicação (USP). Na França, atuou em agências de propaganda nos serviços de planejamento e criação. No Brasil, é professor do Curso de Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e de Pós-Graduação lato sensu; é também Coordenador do GP Publicidade e Propaganda da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Suas pesquisas (na UFAL e NIELP-USP) e publicações focalizam principalmente a marca, suas interfaces e o consumo sígnico.

Downloads

Como Citar

Zozzoli, J. C. J. (2011). A marca diante das novas práticas midiáticas. Pensamento & Realidade, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7230

Edição

Seção

Artigos