La ruta del Cooperativismo: desde Rochdale hasta la estrategia negocial competitiva
Palabras clave:
Cooperativismo, ferramentas estratégicas, empresas mercantis, cooperativasResumen
Este artigo pode ser considerado como continuidade a um artigo anteriormente publicado no no 20 desta revista, que estudou o Cooperativismo como estratégia competitiva para a população de baixa renda e pequenos empreendimentos no Brasil. Desta feita, objetiva analisar o Cooperativismo como estratégia competitiva de negócios a partir de uma de suas vinculações com o universo negocial: a sua presumida inserção na evolução do pensamento administrativo. Com fulcro em conceitos empresariais de geral aceitação, rastreia-se o caminho palmilhado pelo Cooperativismo, de seu nascedouro à atualidade, onde exsurge como importante ferramenta estratégica de negócios. A seguir, estabelecem-se comparações entre as economias das empresas mercantis e as das empresas cooperativas, incluindo-se, também, suas deficiências. O artigo se encerra com um exemplo da versatilidade do Cooperativismo, comentando-se as similaridades entre Cooperativismo e Clusterização.Descargas
Cómo citar
Caldeira, Álvaro da C. (2012). La ruta del Cooperativismo: desde Rochdale hasta la estrategia negocial competitiva. Pensamento &Amp; Realidade, 21. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8308
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.