Aglomerações do sistema produtivo: formas e impactos

Autores/as

  • Geraldo A. Borin

Palabras clave:

Arranjo Produtivo Local – APL, Pólo de Desenvolvimento, Cluster, Sistema Produtivo Local – SPL, aglomeração

Resumen

Este artigo trata da importância econômica, administrativa e social da re-estruturação produtiva nas suas diversas modalidades, tais como Arranjo Produtivo Local (APL), Sistema Produtivo Local (SPL), Cluster e Pólo, como formas de aglomeração do sistema produtivo. Abordam-se questões conceituais sobre estas formas de concentração da produção, seguidas da presença destas aglomerações no contexto geográfico brasileiro e, mais especificamente, no Estado de São Paulo, pela expressão que ele alcança na economia nacional e pela forma relevante de contribuição dos APLs, clusters e pólos tecnológicos para as comunidades locais onde atuam.

Biografía del autor/a

Geraldo A. Borin

Geraldo A. Borin é doutor em Administração pela EAESP-FGV/SP, mestre em Administração pela USP/SP e graduado em Administração pelo Mackzenzie; é, também, professor da PUC/SP, Mackenzie e Faculdade São Luís.

Cómo citar

Borin, G. A. (2012). Aglomerações do sistema produtivo: formas e impactos. Pensamento &Amp; Realidade, 19. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8355

Número

Sección

Artigos