Formação docente e as mudanças na sala de aula: um diálogo complexo
Palabras clave:
Formação docente, mudanças, escola, complexidade.Resumen
O presente texto tem o objetivo de registrar estudos, debates e reflexões de um grupo de pesquisadores na busca da compreensão dos movimentos que envolvem a formação do professor em contextos de profundas mudanças, considerando as especificidades brasileiras e seus aportes na sala de aula. Procurou-se definir termos mais emergentes relacionados com a temática e que contribuiriam para o aprofundamento do objeto de estudo das pesquisas de cada um dos envolvidos. Foram utilizadas leituras de autores diversos, análises e sínteses. Parte-se do pressuposto de que nenhum trabalho em educação pode ser considerado um produto acabado, mas em processo de construção, permitindo que se amplie o olhar sobre os processos de formação, suas possibilidades, limites e reflexos na aula. Concluiu-se que há muito que se discutir sobre formação de professores; entende-se que ela se inicia bem antes do profissional dar entrada na universidade e precisa ser desenvolvida de forma competente e compromissada, ao longo de toda a vida.Descargas
Cómo citar
Gomes, H. M., Alves, L. P., Feldmann, M. G., D’Agua, S. V. N. de L., Veiga, W. E., & Marim, W. (2012). Formação docente e as mudanças na sala de aula: um diálogo complexo. Pensamento &Amp; Realidade, 17. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8417
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.