AS MÍDIAS SOCIAIS SOB A PERSPECTIVA DO MARKETING ESPORTIVO: O CASO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

Autores

  • Evange Elias Assis Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP
  • Luciano Toledo Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP
  • Claudionor de Moraes Rosa Bacharel em Administração – Pontifícia Universidade Católica - SP
  • Marcos Roberto Piscopo Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos - Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Palavras-chave:

Marketing esportivo, Internet, Mídias Sociais, Redes Sociais, São Paulo Futebol Clube

Resumo

No Brasil, apesar da profissionalização dos dirigentes de clubes de futebol, não há verbas suficientes para grandes ações de marketing esportivo em mídias tradicionais como nos clubes europeus. A evolução da internet e o surgimento das mídias sociais abriram a possibilidade dos clubes interagirem com seus torcedores e fãs de uma forma barata, direta e com grande poder de alcance. No entanto, a maioria dos clubes brasileiros estão descobrindo o potencial dessa ferramenta e de que forma elas podem contribuir para reforçar a interação com os torcedores, promovendo seus produtos e ações com o objetivo de aumentar a receita e reforçar a imagem da marca do clube. A metodologia consiste em um estudo de caso. Constatou-se que o São Paulo Futebol Clube reconhece a importância dessas novas mídias e vem investindo nos últimos anos no seu novo portal, além de realizar ações freqüentes no Twitter para interagir com seus torcedores. Foi observado também, que o São Paulo Futebol Clube utiliza as principais mídias sociais como forma de gerar tráfego para o seu site oficial, onde mantém seus principais parceiros comerciais, e, entende ainda, que essas mídias são importantes para pesquisar a opinião da torcida e planejar futuras ações.

Biografia do Autor

Evange Elias Assis, Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP

Doutora em Ciências da Comunicação – USP

Professora da Pontifícia Universidade Católica - SP e Coordenadora do Curso de Especialização em Marketing no Varejo – Senac

Luciano Toledo, Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP

Doutor em Administração – USP

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP

Claudionor de Moraes Rosa, Bacharel em Administração – Pontifícia Universidade Católica - SP

Bacharel em Administração – Pontifícia Universidade Católica - SP

Marcos Roberto Piscopo, Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos - Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Doutor em Administração - USP

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos - Universidade Nove de Julho – UNINOVE

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Publicado

2014-06-05

Como Citar

Assis, E. E., Toledo, L., Rosa, C. de M., & Piscopo, M. R. (2014). AS MÍDIAS SOCIAIS SOB A PERSPECTIVA DO MARKETING ESPORTIVO: O CASO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE. Pensamento &Amp; Realidade, 29(1), 3. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/17276