Identidade Cultural e Gestão em Empresas Prestadoras de Serviços de Consultoria

Autores

  • Francisco Antonio Serralvo
  • Marluci Torquato

Resumo

A principal finalidade deste trabalho é abordar os aspectos culturais que envolvem o comportamento humano no ambiente organizacional. O levantamento incluiu a aplicação de questionários respondidos pelos executivos das empresas pesquisadas, foram obtidos dados e informações que revelaram o modo de atuação dos fatores culturais, permitindo mensurar o grau de influência desses fatores sobre o estilo de gestão das empresas e como as atitudes e reações dos colaboradores determinam a intensidade da valorização e interiorização das crenças básicas e dos pressupostos elementares do modelo cultural atuante em cada ambiente. A pesquisa foi realizada com empresas de consultoria e também com empresas do segmento industrial, para efeito de comparação dos resultados, permitindo avaliar com maior segurança o funcionamento dos mecanismos da cultura para segmentos de negócios diferenciados, o que permitiu clarificar a fragilidade do segmento de serviços na personalização de seu modelo cultural.

Biografia do Autor

Francisco Antonio Serralvo

Francisco Antonio Serralvo é doutor em Ciências Sociais e mestre em Administração de Marketing pela PUC-SP; é, também, coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração e professor do Departamento de Administração da PUC-SP.

Marluci Torquato

Marluci Torquato é doutoranda em Gestão de Marketing pelo ISCTE, Portugal, e mestre em Administração de Marketing pela PUC-SP.

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Como Citar

Serralvo, F. A., & Torquato, M. (2011). Identidade Cultural e Gestão em Empresas Prestadoras de Serviços de Consultoria. Pensamento &Amp; Realidade, 24(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7072

Edição

Seção

Artigos