Rádio, cultura e memória feminina em Timor-Leste

Autores

  • Maria Inês Amarante PUCSP-pesquisadora CEO

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2012i12p%25p

Palavras-chave:

Timor-Leste, Rádio, Mulheres, Memória, Gênero, Oralidade

Resumo

Neste trabalho abordam-se alguns temas emergentes nas narrativas de mulheres timorenses que participaram das lutas de libertação de Timor-Leste e hoje atuam no rádio e na tribuna política, resumidos em um documentário sonoro. Busca-se situá-las em seu universo familiar, profissional e sociocultural, relevando aspectos contemporâneos e mitológicos da condição feminina naquele país. A maioria dos relatos memoriais foram gravados em língua portuguesa, durante a pesquisa de campo realizada no doutorado, quando a autora participava de missão educativa. Este material constituiu parte do corpus de análise da tese “Guerrilheiras da Palavra: rádio, oralidade e mulheres e resistência no Timor-Leste”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, em 2010.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Inês Amarante, PUCSP-pesquisadora CEO

Professora doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP; Especialista e Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP e Licenciada em Letras pela Université Libre de Bruxelles – ULB. Radialista desde 1989, especializou-se em produções socioeducativas e comunitárias. Na Cooperação Internacional, foi professora-bolsista do MEC-Capes no projeto "Formação de Docentes em Língua Portuguesa", no Timor-Leste, entre 2005-06 e Leitora Brasileira na Universidade de Cabo Verde pelo MRE (2011-12). É pesquisadora do CEO – Centro da Estudos da Oralidade (PUC-SP) e do COMUNI – Mídia Local e comunitária. Autora de inúmeros artigos e da obra: Rádio Comunitária na Escola: adolescentes, dramaturgia e participação cidadã (2012).


Downloads

Publicado

2013-08-13

Como Citar

Amarante, M. I. (2013). Rádio, cultura e memória feminina em Timor-Leste. Ponto-e-Vírgula, (12). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2012i12p%p

Edição

Seção

Artigos