A mídia e os formadores de opinião no processo democrático
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2011i9p%25pPalavras-chave:
opinião pública, relações sociais, comunicação, democraciaResumo
Para se considerar a ideia de uma opinião pública faz-se necessário compreender que ela não surge como fenômeno intrínseco nas relações sociais, ao contrário, é um fenômeno particularmente reconhecido na modernidade. Para a formação de uma opinião pública faz-se necessário considerar também o sujeito pessoal ou coletivo que se comunica na intenção de disseminar no “espaço público” aquilo pelo qual quer que socialmente seja conhecido e compreendido, ou, que seja apropriado por um segmento específico da sociedade; em segundo lugar, que haja meios pelos quais esta comunicação se estenda o mais rápido e na maior abrangência possível a uma massa de pessoas que conjuntamente formam o público alvo desta comunicação. No atual momento da historia é a “mídia” que tem o potencial de construir socialmente uma agenda pública (agenda-setting) de assuntos, temas, personalidades e fatos sociais além da abordagem (enquadramentos) sobre cada um destes assuntos.Métricas
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Como Citar
Cruz, M. (2013). A mídia e os formadores de opinião no processo democrático. Ponto-e-Vírgula, (9). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2011i9p%p
Edição
Seção
Dossiê Comunicação e Política II
Licença
Copyright (c) 1969 Ponto-e-Vírgula : Revista de Ciências Sociais

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